Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

10 características notáveis ​​do corpo que você provavelmente não tem

O corpo humano é realmente incrível, não é? Da complexidade intrincada da estrutura do olho à força de tensão surpreendente do nosso cabelo: nossos corpos estão cheios de características ocultas e possuem um design inteligente. Graças ao processo gradual de evolução, porém, existem algumas características de nossos corpos que foram perdidas conforme o tempo passou.

Mistérios do Mundo

Naturalmente, esse processo genético evolutivo tem ido mais longe em algumas pessoas do que em outras. E naturalmente, essas peculiaridades não são exatamente comuns: nem todo mundo possui habilidades estranhas, mas as que possuem, certamente nos deixam maravilhados.

  1. Um músculo raro em nosso antebraço ajudou nossos antepassados ​​a subir em árvores

Mistérios do Mundo

Coloque a palma da mão sobre uma superfície plana e toque o polegar com o dedo mindinho. Se um tendão aparecer em seu pulso, então parabéns! Você é uma das pessoas que possuem o músculo palmar longo. Este músculo ajudava nossos antepassados ​​a subir em árvores há muitos milênios atrás, mas hoje em dia, não tem muita função.

  1. Os tetracromatas podem ver mais cores do que nós, humanos comuns

Mistérios do Mundo

Tipicamente, o olho humano pode reconhecer aproximadamente um milhão de cores diferentes no espectro visível. Uma mutação no cromossomo X, no entanto, dá a algumas pessoas um quarto tipo de célula cone em seus olhos, permitindo-lhes ver quase cem vezes mais cores do que o humano médio. Essas pessoas são conhecidas como “tetracromatas”, e incluem a artista Concetta Antico, que produziu algumas pinturas fascinantes com seu capricho visual.

  1. Algumas pessoas são menos propensas a sofrer de doença cardíaca, graças a uma deficiência genética rara

Mistérios do Mundo

A pró-proteína convertase subtilisina/kexin tipo 9 (PCSK9) é um gene que está presente em muitos tecidos e tipos de células. Quando ativa, permite um transporte mais fácil de partículas de gordura, e pode levar a um aumento no risco de doença coronariana, mas uma pequena fração da população tem uma menor proporção deste gene ativo em suas células. Empresas farmacêuticas estão agora tentando desenvolver uma vacina que poderia ajudar a reduzir o nível de colesterol em toda a população.

  1. O quimerismo dá a algumas pessoas uma cor diferente para cada olho

Mistérios do Mundo

Na mitologia grega, a quimera era um monstro de fogo que era representado frequentemente como um leão com a cabeça de uma cabra, que possui uma cauda que na verdade é uma serpente. Quimerismo em seres humanos é, felizmente, muito menos aterrorizante. Alguns de nós possui um conjunto completamente diferente de DNA, e isso pode resultar em algo chamado heterocromia, o que significa que cada olho tem uma cor diferente.

  1. Uma pequena parte da população aumentou a densidade óssea

Mistérios do Mundo

Os cientistas são fascinados por um gene conhecido como uma “lipoproteína de baixa densidade relacionada ao receptor de proteína 5 (LRP5)”, que ativa uma proteína que promove a homeostase esquelética, que reabastecer as células ósseas que morrem ao longo do nosso ciclo de vida. Uma deficiência em LRP5 pode resultar em osteoporose, enquanto uma abundância do gene resulta em uma densidade óssea massivamente aumentada, o que pode dar às pessoas ossos muito mais fortes.

  1. Somente 43 pessoas na história têm “sangue dourado”

Mistérios do Mundo

Descoberto em 1961, uma rara mutação genética resulta em um tipo de sangue completamente novo, chamado Rh-null. O chamado “sangue-dourado” pode doar para qualquer tipo de sangue raro, embora haja apenas 10 doadores no mundo atualmente. Lembre-se, porém, que o sangue não contém literalmente ouro.

  1. Algumas pessoas têm uma costela extra

Mistérios do Mundo

Segundo a Bíblia, Deus faz desde Adão uma mulher, colocando-o no sono, tirando uma costela de seu corpo e fazendo, a partir de sua costela, uma mulher inteira. Hoje, algumas pessoas têm uma costela extra localizada na área da coluna cervical, e elas podem variar bastante em tamanho, o que pode ser muito desconfortável se forem muito grandes.

  1. Cerca de 5% das pessoas têm um pequeno orifício perto da orelha

Mistérios do Mundo

Se você olhar bem de perto para o ouvido de certas pessoas, vai notar um buraco muito pequeno ao lado de sua orelha. Isso é chamado de seio pré-auricular, e é uma característica que ficou para nos fazer lembrar que nossa espécie também já possuiu brânquias. É completamente inútil hoje, então, se você tiver sorte o suficiente de ter este pequeno buraco, não tente respirar debaixo d’água com ele: você vai se afogar.

  1. Algumas pessoas têm menor necessidade de dormir

Mistérios do Mundo

Acordando grogue e irritadíssimo em uma segunda-feira de manhã, você já desejou não precisar de tantas horas de sono para funcionar? Se você tem esse gene raro conhecido como “hélice-volta-hélice, membro e41 (chamado BHLHE41)”, você pode executar todos os processos habituais de sono em tempo recorde. Proprietários famosos deste gene incluem Margaret Thatcher, Salvador Dali e Nikola Tesla.

  1. Elizabeth Taylor tinha uma condição especial conhecida como distiquíase

Mistérios do Mundo

Se você olhar bem de perto uma foto de Elizabeth Taylor, você vai perceber que ela possui uma segunda fileira de cílios. Na verdade, é uma mutação genética rara conhecida como distiquíase, que dá ao proprietário do gene uma segunda linha de cílios. É um problema geralmente inofensivo, mas quando a distiquíase ocorre muito perto do olho em si, pode levar a uma quantidade não insignificante de irritação ocular.

Bem, se alguém lendo este artigo possui um (ou mais) destes recursos fascinantes do corpo humano, então parabéns por ser especial! Sim, você é uma espécie de mutante, mas eu me absteria de lutar contra o crime com esses poderes, ou de se encontrar com outras pessoas como você para decidir o destino da raça humana. Essas peculiaridades serviriam para alguns grandes truques em festas, na verdade.

Comentários
Carregando...