“Adivinha quem voltou?” Isso mesmo – o caracol africano gigante – fez um retorno estrelado à Flórida, um ano depois de fazerem manchetes.
E esses pequenos encrenqueiros não fazem as coisas pela metade. Só nesta semana, um desses grandalhões foi flagrado, como uma criança travessa pega com a mão no pote de biscoitos, no condado de Broward, na Flórida. Até colocaram o município em quarentena.
Originários do Leste da África, esses caracóis destrutivos vêm armados com um apetite insaciável por mais de 500 tipos de plantas e cascas de árvores. E olha, eles não param na recompensa da natureza – estuque, pneus e tinta de casa também estão no menu eclético deles. Que tal essa para ‘aventuras gastronômicas’?
Caracol gigante: Um Punhado de Problemas
No entanto, esses não são pragas comuns de jardim. Imagine um caracol do tamanho de um punho humano, completo com conchas de bordas pontiagudas capazes de furar os pneus do seu carro!
Além do seu poder físico, esses gastrópodes são perigos para a saúde ambulantes, carregando um parasita chamado verme pulmonar de rato. Este pequeno vilão pode transmitir um tipo de meningite aos humanos. Então, se você algum dia avistar um desses enquanto estiver dirigindo na estrada, o conselho é simples – mantenha distância!
Quanto a como esses mal-encarados chegaram à Flórida, a sua suposição é tão boa quanto a nossa. As pessoas do Departamento de Agricultura dos EUA especulam que eles podem ter pegado carona em cargas ou sido importados ilegalmente como animais de estimação não convencionais. De qualquer maneira, agora que estão lá, medidas estão sendo tomadas.
Portanto, o plano? Uma combinação de tratamento com pesticidas e monitoramento cuidadoso nas áreas de quarentena, um método testado e aprovado que funcionou para invasões anteriores. As últimas infestações, nos anos 1960 e 2010, foram batalhas caras – na ordem de 1 milhão e 23 milhões de dólares, respectivamente, segundo o Yahoo.
Então, se você é fã de dramas baseados em ação de gastrópodes, fique de olho na Flórida – as coisas estão prestes a ficar viscosas!