O mundo das estrelas de TV da Malásia é selvagem. Zarith Sofia Yasin, uma cantora de 27 anos, foi acusada de manter um urso-do-sol em seu apartamento em Kuala Lumpur, segundo o Jakarta Post.
Yasin, que uma vez apareceu no reality show da cidade de Rockanova, alega que o improvável companheiro de quarto entrou em sua posse depois que ela viu um cachorro ferido – ou pelo menos assim pensou – na beira da estrada.

Em algum momento, ela percebeu que o pequeno animal felpudo era na verdade um jovem urso-do-sol, mas decidiu levá-lo para casa e cuidá-lo mesmo assim. Yasin afirma que estava esperando dar o urso, chamado Bruno, para um zoológico local, uma vez que recuperou sua força.
“Era noite quando eu encontrei o filhote de urso em um estado enfraquecido ao lado da estrada – e eu pensei que era um cachorro”, disse ela ao jornal da Malásia The Star.
“Eu estava preocupada em mandar Bruno para o zoológico [enquanto estava doente], porque os animais lá parecem magros.”
Vídeos bizarros do filhote de urso-do-sol colocando a cabeça pela janela circularam pelas redes sociais. Eventualmente, as autoridades vieram bater em sua porta e ela foi acusada de manter ilegalmente o animal selvagem. De acordo com a lei da Malásia, você pode receber no máximo 200.000 ringgit malaio (~ R$ 400.000) ou 10 anos de prisão por possuir uma espécie protegida sem permissão.
Dizem que a cantora planejava vender o urso, embora ela negue essa acusação.
Felizmente, o urso-do- sol de 6 meses de idade está agora sã e salvo nas mãos do Departamento de Parques Nacionais e Vida Selvagem local.
Os ursos-do-sol (Helarctos malayanus) são uma espécie nativa da floresta tropical do sudeste da Ásia e estão listados como “vulneráveis” sob a Lista Vermelha da IUCN. A espécie é onívora, alimentando-se principalmente de cupins, formigas, larvas de besouros, larvas de abelhas e frutas.