Quando Coral Amayi perdeu sua câmera digital 13 anos atrás durante uma viagem de tubing no Colorado, EUA, ela nunca imaginou que seria reencontrada com suas preciosas fotos. Mas, em 2023, graças às ações de um completo desconhecido, Amayi recuperou suas memórias há muito perdidas.
Amayi estava no rio Animas com amigos quando virou sua boia e perdeu a câmera, que continha fotos do casamento e despedida de solteira de uma amiga. Arrasada, ela procurou o rio, mas era muito profundo para recuperar a câmera.
Dois anos depois, a história se repetiu quando Amayi perdeu outra câmera em uma viagem de rafting em Washington. Desta vez, a câmera continha fotos de outro casamento de uma amiga e uma viagem de um mês pela estrada.
Anos se passaram e Amayi desistiu de ver as câmeras novamente. Foi quando Spencer Greiner entrou em cena. Pescando no rio Animas, Greiner descobriu a primeira câmera que Amayi havia perdido, enferrujada e desgastada pelas corredeiras. Surpreendentemente, o cartão de memória ainda funcionava e as fotos foram preservadas.
Greiner decidiu tentar encontrar o dono da câmera. Ele publicou algumas das fotos recuperadas em um grupo do Facebook de Durango, Colorado, e em uma hora, o noivo de Coral comentou a postagem. Greiner e Amayi logo se conectaram e descobriram que tinham amigos em comum.
Amayi ficou radiante quando soube da notícia e não via a hora de compartilhar a incrível história com outras pessoas. Enquanto olhava as fotos, ela se divertia relembrando as memórias que pensava estarem perdidas para sempre.
Greiner, por outro lado, não acha que o que ele fez foi algo extraordinário. Ele acredita que qualquer outra pessoa teria feito o mesmo. “Gastar cinco minutos para fazer uma postagem no Facebook foi o mínimo que eu poderia fazer”, diz ele. “Acontece que era tudo o que era necessário.”
Amayi, no entanto, é extremamente grata pelas ações de Greiner e espera que a história da câmera recuperada inspire outras pessoas a se esforçarem para reunir itens perdidos com seus donos. “Se mais pessoas dedicassem tempo a cuidar dos outros, o mundo seria um lugar melhor”, diz ela.

Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.