Bebês abandonados são uma triste realidade em muitos países ao redor do mundo. É triste pensar que alguns pais ou responsáveis por crianças pequenas escolhem deixá-las em lugares perigosos ou sem qualquer tipo de assistência, simplesmente porque não podem ou não querem cuidar delas.
Os motivos pelos quais os bebês são abandonados podem variar amplamente. Algumas vezes, os pais podem se sentir incapazes de cuidar financeiramente de uma criança, enquanto outras vezes eles podem estar enfrentando problemas pessoais ou emocionais que os impedem de cuidar de seus filhos. Infelizmente, alguns pais também podem escolher abandonar seus filhos porque eles não desejam ter a responsabilidade de criá-los.
O resultado é sempre o mesmo: um bebê que precisa desesperadamente de cuidados e amor, mas que não os recebe. Em muitos casos, esses bebês são deixados em lugares públicos, colocando sua segurança em risco.

Recentemente, na cidade de Okala, na Flórida, Estados Unidos, foi criada uma caixa chamada “Safe Haven Baby Box”, onde mães podem entregar seus bebês indesejados de forma segura, sem o risco de abandoná-los nas ruas ou em frente a instituições.

Apesar de muitas críticas iniciais, as autoridades anunciaram recentemente que a caixa foi usada pela primeira vez, há alguns dias. A caixa possui um controle de temperatura e um alarme para alertar os bombeiros que um bebê foi colocado lá.

“Eu sabia quando fizemos isso em 2020 que esse dia chegaria, todos nós fizemos isso, só não sabíamos quando. Estamos felizes por ele estar lá como um recurso”, disse o prefeito de Ocala, Kent Guinn.
A fundadora da Safe Haven Baby Boxes, Monica Kelsey, afirmou que está animada em fazer parte da proteção contra o abandono de bebês. No entanto, houve críticas de algumas pessoas que acham que essa caixa pode incentivar partos sem o consentimento dos pais e possui práticas antiéticas.

Mesmo assim, Monica Kelsey afirmou que há um interesse crescente em construir mais caixas como essa na Flórida e que seu próximo objetivo é expandir esse projeto para outros estados dos EUA.
As informações são do Today.