Início » Lugares » Buraco azul mega profundo foi descoberto perto de onde caiu o asteróide que matou dinossauros

Buraco azul mega profundo foi descoberto perto de onde caiu o asteróide que matou dinossauros

Lucas R.

Publicado em

Atualizado em

Buraco azul mega profundo foi descoberto perto de onde caiu o asteróide que matou dinossauros
O segundo buraco azul mega profundo foi descoberto perto de onde o asteróide que matou os dinossauros caiu.

Cientistas do El Colegio de la Frontera Sur (Ecosur), um centro de pesquisa público, descobriram um notável buraco azul mega profundo na Baía de Chetumal, Península de Yucatan, México. O buraco tem 274 metros de profundidade e uma área de 14.700 metros quadrados. Segundo os dados divulgados em fevereiro desse ano após a descoberta em setembro de 2021.

O buraco azul de Chetumal localiza-se próximo à Cratera de Chicxulub. Essa cratera é o local onde um asteroide impactou, acredita-se ter causado o evento de extinção do Cretáceo-Terciário que levou à extinção dos dinossauros há 66 milhões de anos.

Buraco azul mega profundo foi descoberto perto de onde caiu o asteróide que matou dinossauros

Formações

Diferentemente das crateras de impacto, a última Era do Gelo formou os buracos azuis, quando o nível do mar estava mais de 100 metros abaixo do atual. Estas formações geológicas únicas começaram como cavernas de calcário. À medida que o nível do mar subia e os tetos das cavernas desabavam, elas foram inundadas e transformaram-se em cavernas marinhas.

Os buracos azuis são grandes cavernas ou sumidouros verticais submarinos encontrados em regiões costeiras. Eles abrigam uma diversidade de plantas e vida marinha, como corais, tartarugas marinhas e tubarões.

Cientistas têm utilizado mergulhadores, amostras de água e levantamentos eco-acústicos para estudar o buraco azul de Chetumal. Este buraco possui uma área superficial de 13.690 metros quadrados e apresenta laterais inclinadas a 80 graus. A boca do buraco azul mega profundo está a pouco menos de 5 metros abaixo do nível do mar, com mudanças notáveis nas gradientes de temperatura e salinidade neste ponto.

Buraco azul mega profundo foi descoberto perto de onde caiu o asteróide que matou os dinossauros
Um mapa mostra toda a extensão do buraco azul Taam ja’ em Chetumal

Taam Ja’, que se traduz em “água profunda” na língua maia, é o nome que deram ao buraco. Segundo estudo publicado em 23 de fevereiro na revista Frontiers in Marine Science. Embora o buraco azul de Chetumal seja impressionante, não é tão profundo quanto uma formação semelhante na costa de Belize.

A costa sudeste da Península de Yucatán, no México, é um tesouro de características geológicas fascinantes. Entre elas, destaca-se o Sistema Sac Actun, que é a maior caverna subaquática do mundo.

Os pesquisadores que descobriram essa nova maravilha geológica estão ansiosos para estudar e analisar ainda mais a diversidade microbiana das águas do buraco azul de Chetumal. Esses ambientes únicos podem fornecer informações valiosas sobre a história geológica da região e os diversos ecossistemas que sustentam.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.