Homem ganha mais de 3 milhões de reais por resolver antigo problema matemático

Em 1993, o matemático britânico Andrew Wiles apresentou as descobertas de um estudo que ele levou sete anos para concluir a uma plateia atenta na Universidade de Cambridge. Quando ele terminou sua explicação, exposta em um quadro-negro gigantesco, os 200 pesquisadores que assistiam à palestra fizeram um longo silêncio, e logo depois explodiram em aplausos.

Homem ganha mais de 3 milhões de reais por resolver antigo problema matemático
AP | Charles Rex Arbogast

Porém, o trabalho de Wiles precisou passar por algumas mudanças depois disso, principalmente após um erro ter sido observado em 1994. De qualquer forma, essencialmente, ele conseguiu provar uma das teorias matemáticas mais antigas do mundo. Porém, somente 20 e poucos anos depois ele recebeu o prestigioso prêmio Abel, que é considerado o equivalente ao “Prêmio Nobel” dos matemáticos.

O prêmio foi concedido a Andrew J. Wiles, de 62 anos, em 2016, pela Academia Norueguesa de Ciências e Letras em Oslo. Além do orgulho e da honra, o prêmio também inclui um valor em dinheiro: 6 milhões de coroas norueguesas, algo como 3,17 milhões de reais.

O teorema matemático abordado por Wiles foi proposto por Pierre de Fermat em 1937, e afirma: “an + bn = cn“. Esta equação não tem solução em números inteiros para n≥3. Pode parecer bastante simples, mas a prova definitiva da teoria intrigou os matemáticos durante séculos.

Depois de encontrar um livro sobre o teorema quando ele tinha apenas 10 anos de idade, o problema ficou na mente de Wiles e se transformou em uma paixão ao longo da sua vida.

“Esse problema me cativou. Era o problema mais famosa da matemática, embora eu não soubesse disso na época. E eu tentei resolvê-lo durante toda a minha adolescência. Quando entrei na faculdade, pensei que tinha uma prova, mas acabou que eu estava errado”, contou Wiles ao The Guardian.

Embora provar o teorema fosse certamente um peso na mente de Wiles, o trabalho foi amplamente descrito como um marco no desenvolvimento da matemática. Falando sobre Wiles, o Comitê do Prêmio Abel disse: “Poucos resultados têm uma história matemática tão rica e uma prova tão dramática quanto o Último Teorema de Fermat”, acrescentando que seu trabalho abriu uma nova era na teoria dos números.


Com informações do IFLScience.

buy metformin metformin online