O vitiligo é uma condição que atinge cerca de 1-3% da população mundial, e faz com que determinadas partes do corpo percam o pigmento da pele, fazendo com que surjam áreas de coloração diferente do resto do corpo. Mesmo não se tratando de uma condição contagiosa e não constituindo nenhum tipo de ameaça grave para a saúde, o vitiligo infelizmente é visto com preconceito por parte da população, que não compreende o que ela é de fato.
Felizmente, existem pessoas que agem no sentido contrário. João Stanganelli Junior possui 64 anos, e desde os 30 convive com a condição. João trabalhou grande parte de sua vida na indústria gastronômica, mas atualmente está parcialmente afastado do serviço, e desenvolveu um hobby extremamente admirável. Ele confecciona bonecas de crochê com pequenas “manchinhas” pelo corpo, com o intuito de encorajar as crianças, e até mesmo adultos, que possuem a condição e se sentem mal com ela.
https://www.instagram.com/p/B1Y4K5HH9a1/
Suas bonecas são um sucesso, e no momento em que esta matéria estava sendo redigida João já contava com mais de 4 mil seguidores no seu perfil do Instagram.
https://www.instagram.com/p/B0s4BvXH3fa/
Em entrevista ao portal Bored Panda, João contou que atualmente dedica cerca de 90% do seu tempo a este lindo hobby, e que ainda que tenha sofrido um pouco para aprender a fazer crochê no início, atualmente ele já está se dando bem melhor com ele.
https://www.instagram.com/p/B0Q1-rzHQbP/
Seus trabalhos são muito bem feitos, e algumas bonecas inclusive usam camisetas de times de futebol:
https://www.instagram.com/p/Btt-oXdjoJ6/
https://www.instagram.com/p/Bttx739H06m/
A ideia das veio quando João decidiu fazer uma boneca para sua neta, com o intuito de dar a ela um presente com o qual ela sempre lembraria do avô. A partir daí, João não parou mais.
https://www.instagram.com/p/B1d6yJEHBdy/
https://www.instagram.com/p/B0yj0dDnNql/
https://www.instagram.com/p/B0li-c4HzjL/
O trabalho de João já alcançou muitas crianças em todo o Brasil, e o artista diz que vem recebendo cada vez mais pedidos. Uma de suas bonecas feita especialmente para a escritora Tati Santos de Oliveira, cuja filha, Maria Luiza, possui vitiligo. Inspirada pela iniciativa de João, e percebendo que não existem muitas publicações para crianças que abordem o tema desta condição, Tati lançou o livro “A Menina Feita de Nuvens“, que se transformou também em uma belíssima ferramenta de inclusão e aceitação para as crianças com vitiligo.
https://www.instagram.com/p/Bz0vkrCnMlS/
Parabéns, João! O mundo seria bem melhor com mais pessoas como você!
Leonardo Ambrosio tem 26 anos, é jornalista, vive em Capão da Canoa/RS e trabalha como redator em diversos projetos envolvendo ciências, tecnologia e curiosidades desde 2014.