Um Boeing 737 da China Eastern Airlines caiu com 132 pessoas a bordo, incluindo 123 passageiros e nove tripulantes, segundo a autoridade de aviação da China reporto na manhã dessa segunda-feira.
O contato foi perdido com o voo sobre Wuzhou, na região montanhosa de Guangxi. Estava programado para voar de Kunming para Guangzhou, no sudeste do país.
As equipes de resgate não encontraram sinais de sobreviventes.
O avião acidentado tinha 6 anos e era do modelo Boeing 737-89P, um dos modelos de aeronave mais comuns do mundo, com bom histórico de segurança.
No entanto, a China Eastern Airlines suspendeu todos os seus voos com esse modelo de aeronave, segundo a televisão estatal chinesa.
A aeronave estava em uma altitude de 29.100 pés às 03h20 pelo horário de Brasília. Após pouco mais de 2 minutos, os dados mostraram que havia descido rapidamente para 9.075 pés.
Em mais 20 segundos, sua última altitude rastreada foi de 3.225 pés, indicando uma descida vertical de 31.000 pés por minuto, segundo o Flightradar. Durante um voo convencional, um avião desce geralmente a no máximo 2500 pés por minuto.
Os dados meteorológicos mostraram condições parcialmente nubladas com boa visibilidade em Wuzhou no momento do acidente.
Os investigadores agora estão tentando recuperar o gravador de dados de voo e o gravador de voz da cabine, e as investigações sobre a causa da queda já devem começar.
Um vídeo amador mostra a queda e o incêndio após o acidente:
Final seconds of #MU5735 pic.twitter.com/gCoMX1iMDL
— ChinaAviationReview (@ChinaAvReview) March 21, 2022
CAAC reported 132 passengers and 9 crew members on board of flight #MU5735 that came down in a sparsely populated area setting off wildfires. If confirmed, this accident represents the worst ever accident of China Eastern Airlines and the 8th worst of a Boeing 737. pic.twitter.com/WSXUxU8se2
— JACDEC (@JacdecNew) March 21, 2022