Bilionário anuncia planos para construir Titanic II ‘muito superior ao original’

por Lucas Rabello
0 comentário 97 visualizações

O bilionário australiano Clive Palmer anunciou planos para construir uma versão moderna do RMS Titanic, a qual ele afirma que será muito superior ao original. Palmer, que já mencionou essa ambição em 2012 e 2018, está tomando medidas para realizar essa visão por meio de sua empresa, a Blue Star Line. A empresa é nomeada em homenagem à histórica companhia britânica de transporte de passageiros e cargas, e visa oferecer uma experiência autêntica do Titanic com o novo navio.

O navio proposto terá 269 metros de comprimento e 32,2 metros de largura, com uma tonelagem bruta de 56.000 e abrangerá nove decks. A Blue Star Line, em colaboração com a Deltamarin, uma empresa especializada em design de navios, engenharia offshore e suporte à construção, pretende equipar o navio com 835 cabines. Essas serão distribuídas em três classes: 383 de primeira classe, 201 de segunda classe e 251 de terceira classe, acomodando até 2.435 passageiros.

Bilionário anuncia planos para construir Titanic II 'muito superior ao original'

Palmer enfatizou que o design interior e a disposição das cabines do novo navio serão espelhados nos do Titanic original. No entanto, ele incorporará recursos modernos de segurança, métodos de navegação e tecnologia do século 21 para garantir o conforto e a segurança dos passageiros. Diferentemente de seu predecessor a carvão, este navio será movido a diesel, mas manterá as icônicas quatro chaminés características do Titanic original.

Durante uma coletiva de imprensa realizada na Ópera de Sydney em 13 de março, Palmer compartilhou sua visão para o projeto, declarando: “Estamos trazendo alguns dos melhores designers do mundo para o transporte de cruzeiros para garantir que nada seja negligenciado e tenhamos uma especificação muito, muito superior à do Titanic original. Será o navio do amor e o máximo em estilo e luxo.”

Palmer também refletiu sobre o significado simbólico de construir o Titanic II, sugerindo que representa uma oportunidade para a paz e a união, inspirando-se no status lendário do navio original. “Todos sabemos como fazer guerra. Conseguimos exércitos e financiamos guerras. As pessoas sabem disso. Mas é muito mais difícil fazer a paz”, disse ele. “Para fazer a paz, você tem que se dedicar todos os dias. Você avança centímetro por centímetro. O Titanic II é algo que pode proporcionar paz. Pode ser um navio de paz entre todos os países do mundo.”

Bilionário anuncia planos para construir Titanic II 'muito superior ao original'

Ele acrescentou que o projeto realizaria os sonhos de milhões que fantasiaram sobre uma viagem no Titanic, oferecendo-lhes a chance de se imergir no luxo e esplendor do início do século 20. Palmer adicionou: “Por que não fazer isso? Tenho 70 anos, vou fazer.”

Em um comunicado à imprensa, a Blue Star Line anunciou que os planos de design para o Titanic II estão sendo finalizados e abordou questões sobre a viabilidade do projeto, dado seus anúncios anteriores. “Estamos muito satisfeitos em anunciar que, após atrasos globais imprevistos, retomamos o engajamento com parceiros para trazer o sonho do Titanic II à realidade. Que a jornada comece”, afirmou Palmer. Ele também mencionou que a indústria de cruzeiros está se recuperando após a COVID, com o número de passageiros agora superando os níveis pré-pandemia, o que reforça as perspectivas do projeto.

Apesar do entusiasmo em torno do anúncio, alguns desafios logísticos permanecem, incluindo a segurança de um estaleiro para a construção do navio, cujo custo é estimado entre 500 milhões e 1 bilhão de dólares. Espera-se que a construção comece no início do próximo ano.

O projeto provocou uma resposta mista nas redes sociais, com alguns questionando a sabedoria de recriar um navio sinônimo de desastre, enquanto outros veem isso como uma empreitada ambiciosa e emocionante. Críticos apontaram a ironia do empreendimento, dado o destino do Titanic original, com comentários variando de céticos a abertamente sarcásticos. No entanto, alguns otimistas notam mudanças ambientais, sugerindo que as ameaças de icebergs podem não ser tão significativas no futuro, enquanto outros criticam o projeto como mais um exemplo de extravagância bilionária em um mundo lutando com desafios econômicos.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados