Neste sábado, 4 de março de 2020, em meio à pandemia do Covid-19, pessoas do Brasil inteiro estão relatando um barulho assustador aparentemente vindo dos céus. Em algumas horas, o “barulho do céu” se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter brasileiro, e provavelmente pelo clima de certa forma “apocalíptico” que o coronavírus vem instaurando, muitos começaram a falar este som de alguma forma poderia estar relacionado com “o fim do mundo”.
Entretanto, o fenômeno pode ter uma explicação científica.
O site ‘BHAZ’ foi atrás da história e entrevistou especialistas para tentar entender o que está acontecendo. E de acordo com a professora pós-graduada em física, Bruna Ignaczuk, o barulho até pode ter alguma relação com o coronavírus, mas definitivamente não tem nada a ver com “o fim do mundo”. Para Bruna, o ruído pode ser uma consequência da diminuição dos níveis de poluição na atmosfera, provocada pelo congelamento das atividades industriais no mundo inteiro.
“O som ocorre quando gases entram em contato com mudança de pressão atmosférica, como acontece quando o ar sai de uma bexiga cheia ou de uma panela de pressão. Pode ser que com menos funcionamento da indústria, uma quantidade menor de poluição na atmosfera influenciou a movimentação dos gases”, explica a especialista.
Confira, abaixo, algumas das postagens realizadas no Twitter por pessoas que afirmam ter registrado o misterioso ruído vindo dos céus:
https://twitter.com/accountserver/status/1246361003744468997
#barulhonoceu Ouçam o final do vídeo!! Eu não sou da turma da teoria da inspiração, acho que a ciência vai explicar isso. Mas é bem nítido que é um barulho diferente. (Não é o vento nem avenida, sei diferenciar) pic.twitter.com/o1CFY71sOj
— Violentamente Pacífica 🏴 (@Marcthella) April 4, 2020
Não passa nem um sinalzinho… eu hein que estranho… #barulhonoceu pic.twitter.com/AEzhWUoBhJ
— 👾 JOWTROMUNDO (@jowgomes) April 4, 2020
É, enfim, eu realmente pensei q 2020 iria ser um ano diferente, mas não nesse sentido #barulhonoceu pic.twitter.com/3LSRm8tLXk
— Iago Major (@iagomajor) April 4, 2020
O ‘BHAZ’ cita também outra possibilidade, envolvendo um fenômeno chamado ‘skyquake’, que ainda está sendo estudado pela NASA. Trata-se de um fenômeno que provoca sons semelhantes aos que estão sendo registrados no momento, mas que podem ter causas variadas: A entrada de meteoros na atmosfera, testes militares, erupções vulcânicas, avalanches, escapamentos de gases naturais da superfície da Terra, entre outras causas.
E você, percebeu também o som na sua cidade?