Banner misterioso pede que Harry investigue morte de Diana

por Lucas Rabello
1,7K visualizações

Um banner rebocado por um avião sobre Los Angeles dizia: “PRINCE HARRY: INVESTIGATE MUMIS DEATH”, ou “PRÍNCIPE HARRY: INVESTIGUE A MORTE DE SUA MÃE. A identidade do piloto e dos responsáveis pela mensagem permanece desconhecida. A imagem foi postada pela primeira vez na plataforma X pelo usuário @CulixiPriestess com a legenda: “Alguém pode explicar o avião voando sobre LA que diz ‘prince harry : investigate mumis death’? Eu já vi isso duas vezes no centro e em Hollywood.” O meio de comunicação americano Newsweek também relatou o incidente.

O príncipe Harry estava em Los Angeles para receber o Prêmio Pat Tillman de Serviço em um evento de prestígio. A mensagem no banner parecia fazer referência à trágica morte de sua mãe, a Princesa Diana. Em seu livro de memórias de 2023, “Spare”, Harry frequentemente se referia a Diana como “mummy”.

A Princesa Diana morreu em um acidente de carro em Paris em 1997, aos 36 anos. Sua morte tem sido objeto de inúmeras teorias da conspiração, variando de alegações de um assassinato orquestrado pelo Estado até especulações sobre ela estar grávida no momento de sua morte. Em resposta a essas teorias, um relatório de 800 páginas conhecido como ‘Operação Paget’ foi compilado em 2006. O relatório examinou 20 teorias da conspiração centrais propostas por Mohamed al-Fayed, pai do companheiro de Diana, Dodi Fayed, que também morreu no acidente.

A ‘Operação Paget’ foi abrangente, apresentando entrevistas com as pessoas mais próximas de Diana, incluindo o Príncipe William e seus amigos, bem como análises forenses do local do acidente e imagens de câmeras de segurança. As conclusões informaram um inquérito formal sobre a morte de Diana, que foi concluído em 2007. Em abril de 2008, o inquérito atribuiu o acidente fatal a vários fatores: principalmente a direção imprudente do motorista de Diana e os paparazzi em perseguição. Também foi observado que nenhum dos ocupantes do carro estava usando cinto de segurança.

Em seu livro de memórias, o príncipe Harry descreveu o relatório como “uma piada” e um insulto, revelando que o príncipe William compartilhava de seus sentimentos. Em uma entrevista com Anderson Cooper para o programa 60 Minutes, Harry disse: “William e eu já havíamos sido informados, ‘O evento foi como uma corrente de bicicleta. Se você remover um desses elos, o resultado não teria acontecido.’ E a perseguição dos paparazzi fazia parte disso. Mas, ainda assim, todos saíram impunes.”

“William e eu consideramos reabrir o inquérito. Porque havia tantas lacunas e tantos buracos nele, que simplesmente não faziam sentido.”

A aparição pública do banner em Los Angeles reacendeu o interesse e a especulação sobre as circunstâncias em torno da morte da Princesa Diana.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.