Pular para o conteúdo
novo curta da Disney retrata conflitos corporais e quebra estereótipos

“Bailarina Plus Size”: novo curta da Disney retrata conflitos corporais e quebra estereótipos

“Bianca é uma bailarina que luta contra seu próprio reflexo, mas supera dúvidas e medos canalizando sua força interior, graça e poder”, diz a sinopse oficial de “Reflexo”, dirigido por Hillary Bradfield.

A Disney finalmente apresentou sua primeira protagonista plus size, algo que realmente demorou muito. “Reflexo” é um curta do Disney+ onde “uma bailarina lutando com sua própria reflexão supera dúvidas e medos, canalizando sua força interior, graça e poder ”, afirma a sinopse oficial. Fará parte de um circuito de obras audiovisuais bastante experimentais , que focam as questões da imagem corporal e a importância de exteriorizar a própria identidade.

Mistérios do Mundo

Disney+

O curta é dirigido por Hillary Bradfield, uma artista da Disney conhecida por seu trabalho em “Frozen 2” e “Charm”. O teaser mostra Bianca (a protagonista) praticando balé em frente a um espelho quebrado, uma imagem bastante simbólica, pois representa a forma fraturada com que ela percebe o próprio corpo.

Aparentemente, a jovem sofre de dismorfia, ou seja, uma preocupação excessiva com características corporais que são percebidas como “defeitos”, mesmo quando na maioria das vezes não são.

Mistérios do Mundo

Disney+

A premissa é aquela com a qual muitos de nós se identificam – a questão do peso é muito importante de se tocar e com a qual várias pessoas sofrem diariamente. Em geral, a publicidade e os meios de comunicação de massa promovem corpos hegemônicos, ou seja, que enquadram-se perfeitamente nos padrões de beleza, o que pode ser prejudicial a todos aqueles que não se enquadram nesse padrão.

O clipe já se tornou viral no TikTok, onde muitos TikTokers, influenciadores e também internautas deram suas opiniões, geralmente em apoio a essa produção. Uma pessoa escreveu “ Eu costumava dançar (não exclusivamente balé) e passei por sentimentos semelhantes, estou animado para ver algo assim! “, enquanto outro usuário comentou: “Ela se parece comigo quando eu tinha a idade dela! Eu estava na mesma situação nas aulas de dança.”

Aqui você pode ver o teaser:

Muitas pessoas que sofrem de transtorno do comportamento alimentar ou sofreram com isso em algum momento de suas vidas compartilharam seus pensamentos sobre “Reflexo”. A maioria expressou como é importante ver a si mesmo e suas experiências refletidas: “Como alguém que sofreu com isso e ainda sofre, é muito reconfortante finalmente ver isso ilustrado”.

Este curta promete muita representatividade e apoio para pessoas que, como Bianca, lutam diariamente porque seus corpos não se encaixam na realidade ilusória que Hollywood, a publicidade e a sociedade em geral tentam construir.