Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Avião movido a energia solar bate recordes incríveis

A aeronave Solar Impulse 2, movida exclusivamente com energia solar, bateu um recorde em sua viagem pelo Oceano Pacífico entre o Japão e o Havaí: o de viagem mais longa realizada até o momento com uma aeronave movida a energia solar – 5663km em 80 horas. O Solar Impulse está tentando completar uma volta ao mundo (com intervalos, obviamente).

“Você pode acreditar que uma aeronave movida unicamente a energia solar pode agora voar, sem combustível, mais que um avião padrão?”, exaltou Bertrand Piccard, co fundador e piloto da Solar Impulse (companhia que planejou o voo e projetou o avião). “Essa é a prova de que tecnologias limpas podem alcançar objetivos antes tratados como impossíveis”, continuou.

Além disso, a viagem do Solar Impulse 2 representou a viagem mais longa da história da aviação através do oceano sem parada para abastecimento de combustível. O recorde anterior era de Steve Fossett, pilotando o Virgin Atlantic GlobalFlyer. Em 2006, ele realizou uma viagem de 76 horas sem parada para abastecimento.

O Solar Impulse 2 deixou Nagoya, no Japão, no dia 29 de junho, e a viagem foi comandada pelo piloto André Borschberg, CEO e co fundador da empresa. “As primeiras 24 horas foram muito técnicas, mas o segundo dia me envolveu mais. Me levou um tempo para criar confiança com o avião, o que me deixou descansar e eventualmente dormir por períodos de 20 minutos com o piloto automático”, disse André. O espaço dentro da cabine do piloto é muito semelhante ao de um carro sedan de quatro portas – 3,8 m³.

A expectativa é de que o avião pouse no Havaí no dia 3 de junho, mas a data pode ser imprecisa por conta de fatores adversos – climáticos, principalmente. Em toda a rota da volta ao mundo, o trajeto Japão-Havaí representa a maior distância que o avião terá de percorrer em uma única viagem, diz a empresa. Todo o percurso engloba 13 viagens. [LiveScience]

Comentários
Carregando...