Australiano explica por que deixou uma aranha gigante morar em sua casa por um ano

As aranhas estão entre as criaturas mais temidas pelos seres humanos no mundo inteiro, e ninguém gosta de encontrá-las dentro de casa. Principalmente se estivermos falando de um aracnídeo gigantesco. Mas para um australiano que acabou se tornando popular no ano passado, isso não é problema.

Em uma página do Facebook, o australiano Jake Gray compartilhou fotos de uma aranha gigante que vivia dentro da sua casa. De acordo com o autor do post, ele “observou ela crescer” ao longo de um ano inteiro. Por mais bizarro que isso possa parecer, o homem não parece nem um pouco assustado em seu post, e inclusive diz que “espera que o inseto cresça ainda mais” com o passar do tempo. Haja coragem! A aranha em questão pertence à família das Sparassidae, relativamente comum na Austrália e em algumas outras regiões.

“Essas aranhas sempre foram bem-vindas em nossa casa devido ao seu apetite por baratas, e nós não usamos produtos tóxicos e inseticidas para lidar com as pestes”, explicou Jake ao portal ‘IFLScience‘.

Imagem publicada por Jake Gray.

Jake e sua família criaram até mesmo uma certa afeição pela aranha, dando a ela o nome de Charlotte. Isso, de acordo com o homem, ajudou a fazer com que seus filhos se acostumassem com a ideia de dividir a casa com uma aranha. E por mais que a ideia de conviver com um aracnídeo deste tamanho possa parecer bizarra e irresponsável, principalmente quando há crianças morando na residência, é importante ressaltar que esses animais não são tão perigosos quanto aparentam.

A aranha “adotada” por Jake é uma Holconia immanis, espécie de Sparassidae que até pode produzir veneno, mas dificilmente o utiliza contra seres humanos. Ao perceberem a presença de seres humanos, esses animais costumam ficar acuados, e normalmente fogem. E ainda que acabem picando uma pessoa, os efeitos do veneno não costumam ser fatais. Mesmo assim, essas aranhas podem ser perigosas de outras formas.

Em 2016, conforme lembra o IFLScience, um homem jogou o seu carro para dentro de um lago depois que uma aranha desta espécie subiu no seu braço enquanto ele dirigia. Mas, nesse caso, vamos concordar que a culpa não foi totalmente da aranha. Na maior parte do tempo, esses aracnídeos visualmente assustadores são bastante inofensivos para nós, e até mesmo nos ajudam, atuando como pesticidas naturais.

Elas podem chegar a mais de 15 centímetros de comprimento, e são bastante rápidas, o que dificulta sua captura. “O que você deve fazer se encontrar uma aranha gigante no seu carro ou na sala de estar? Primeiro, controle-se! Ela não vai machucá-lo”, escreveu a ecologista comportamental e especialista em aranhas, Linda S. Rayor, conforme mencionado pelo IFLScience. “Em segundo lugar, encontre um contêiner que possa abrigar o animal, e coloque ela lá dentro, soltando-a do lado de fora da sua casa ou do carro. Essas aranhas quase nunca picam humanos, pois dependem da velocidade para escapar da maioria dos predadores. Quando o fazem, normalmente as picadas são defensivas, rápidas, e sem injeção de veneno”.

E você, teria coragem de abrigar um hóspede assim dentro de casa?

buy metformin metformin online