Início » Notícias » Ataque da Rússia deixa maior usina nuclear da Europa em risco

Ataque da Rússia deixa maior usina nuclear da Europa em risco

Lucas R.

Publicado em

Atualizado em

Atualização ao fim da matéria.

A usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, a maior de seu tipo na Europa, estava pegando fogo na manhã de sexta-feira após um ataque de tropas russas, disse o prefeito da cidade vizinha de Energodar.

Houve combates ferozes entre as forças locais e as tropas russas, disse Dmytro Orlov em um post on-line, acrescentando que houve baixas sem dar detalhes.

Anteriormente, as autoridades ucranianas relataram que as tropas russas estavam intensificando os esforços para tomar a usina e entraram na cidade com tanques.

“Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de edifícios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear Zaporizhzhia está pegando fogo”, disse Orlov em seu canal Telegram, citando o que ele chamou de ameaça à segurança mundial. Ele não deu detalhes.

A usina Zaporizhzhia abriga seis reatores de 950 megawatts projetados pelos soviéticos, construídos entre 1984 e 1995, e responde por cerca de 20% da eletricidade do país.

Veja o vídeo do ataque:

https://www.youaatube.com/watch?v=fmnzwoZen-o

A Rússia já tomou o controle a extinta usina de Chernobyl, a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital da Ucrânia, Kiev.

A invasão da Ucrânia está entrando em seu nono dia. Acredita-se que milhares tenham morrido ou sido feridos à medida que o maior ataque a um estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial se desenrola, criando 1 milhão de refugiados, golpes na economia da Rússia e temores de conflitos mais amplos no Ocidente que não eram considerados há décadas.

ATUALIZAÇÃO: Novas informações dizem que os reatores não estão pegando fogo, e a usina não sofreu nenhum dano crítico.  Os incêndios não afetaram a estrutura principal da planta. 

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.

Deixe um comentário