O que deveria ser uma missão de oito dias se transformou em uma estadia de mais de seis meses para os astronautas da NASA Barry “Butch” Wilmore e Sunita “Suni” Williams a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A extensão inesperada ocorreu após problemas técnicos serem descobertos na nave espacial Boeing Starliner durante o procedimento de acoplamento. Como resultado, a nave retornou à Terra vazia em setembro.
Em um evento transmitido ao vivo com líderes da NASA no dia 8 de janeiro de 2025, os astronautas abordaram a longa permanência no espaço. Questionados se se sentiam como “náufragos”, em referência ao filme Náufrago, Sunita respondeu: “Não nos sentimos como náufragos”. Ela acrescentou: “Eventualmente queremos voltar para casa, deixamos nossas famílias há um tempo. Mas temos muito trabalho a fazer aqui e precisamos concluir essas tarefas antes de partir.”
A missão de resgate, inicialmente programada para fevereiro, sofreu atrasos. A NASA anunciou que a cápsula SpaceX Dragon, designada para trazer os astronautas de volta, está fora do cronograma. Steve Sitch, da NASA, explicou: “A fabricação, montagem, testes e integração final de uma nova espaçonave é um esforço meticuloso que exige grande atenção aos detalhes. Agradecemos o trabalho árduo da equipe da SpaceX para expandir a frota Dragon em apoio às nossas missões e a flexibilidade do programa da estação e das tripulações de expedição enquanto trabalhamos juntos para concluir a prontidão do novo módulo para o voo.”

Os astronautas estão no espaço há muito mais tempo do que o planejado inicialmente (NASA).
A longa missão significou passar vários feriados importantes no espaço, como o Dia de Ação de Graças, o Natal e o Ano-Novo. Imagens compartilhadas pela tripulação mostraram as celebrações, com decorações que despertaram curiosidade sobre sua origem. Os astronautas, juntamente com o colega da NASA Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov, continuam suas atividades enquanto aguardam o veículo de retorno.

A dupla tem aguardado uma maneira segura de voltar para casa (NASA).
Preocupações públicas surgiram após fotos recentes mostrarem uma visível perda de peso de Sunita Williams. A astronauta abordou os comentários, explicando que “muitas mudanças acontecem aqui em cima”. Para garantir o bem-estar da tripulação, a NASA mantém entregas regulares de suprimentos.
A agência confirmou que duas remessas recentes de carga trouxeram itens essenciais, como alimentos, água, oxigênio e roupas para a estação. Em uma declaração de dezembro, a NASA mencionou: “A espaçonave de reabastecimento também transportou itens especiais para a tripulação celebrar os feriados a bordo da plataforma orbital.”