Astigmatismo: o que é e como afeta sua visão

por Lucas Rabello
Publicado: Atualizado em 6,7K visualizações

Já viu raios de luz saindo de todas as lâmpadas? Acontece que isso não é uma experiência universal. Se isso soa familiar, você pode fazer parte do grupo com uma condição ocular específica que afeta cerca de um terço da população mundial. Os sintomas incluem apertar os olhos para ver claramente, dores de cabeça e visão embaçada. Bem-vindo ao mundo do astigmatismo.

A visão embaçada é a culpada por trás desses raios de luz que você vê. No Reddit, alguém compartilhou uma foto desse fenômeno no subreddit r/InterestingAsF**k. A imagem mostrava faixas de luz irradiando das lâmpadas em um restaurante movimentado, ilustrando perfeitamente o que as pessoas com astigmatismo experimentam diariamente.

O astigmatismo acontece quando a córnea (a camada frontal transparente do olho) ou o cristalino dentro do olho tem um formato único. A maioria das pessoas tem globos oculares perfeitamente redondos, mas aqueles com astigmatismo? Seus olhos são mais parecidos com um ovo ou um oval, moldados mais como uma bola de futebol americano em comparação com a forma de uma bola de futebol comum dos olhos “normais”.

É assim que se parece ter astigmatismo. (Reddit/u/Dautista)

É assim que se parece ter astigmatismo. (Reddit/u/Dautista)

Esse formato incomum pode fazer a luz se curvar de maneiras estranhas ao entrar no seu olho, causando essas faixas de luz irritantes. Casos leves muitas vezes passam despercebidos sem sintomas notáveis. Mas se você tiver um caso mais pronunciado, o formato estranho da sua córnea ou cristalino pode tornar a vida cotidiana um pouco mais visualmente interessante – ou frustrante.

Um usuário do Reddit com astigmatismo compartilhou sua experiência, dizendo: “Eu sempre achei que isso era normal. Como quando chove à noite, eu olhava para as luzes da rua, e elas pareciam grandes estrelas vermelhas e verdes se estendendo por causa das gotas de chuva no para-brisa. Então descobri que tenho astigmatismo. Louco pensar que nem todos veem esse brilho.”

O astigmatismo (mostrado na parte inferior) deixa as pessoas com olhos de formatos diferentes. (Wikimedia Commons)

O astigmatismo (mostrado na parte inferior) deixa as pessoas com olhos de formatos diferentes. (Wikimedia Commons)

Não entre em pânico se achar que tem astigmatismo. É super comum. Alguns nascem com isso, outros desenvolvem após uma lesão, doença ou cirurgia. A razão exata pela qual o cristalino ou a córnea de algumas pessoas acabam com formatos diferentes ainda é um mistério, mas muitas vezes isso é hereditário.

Quer saber se você tem? É hora de visitar o oftalmologista para um exame de vista. Os testes podem incluir ler de um gráfico de letras ou olhar através de um dispositivo chamado ‘foróptero’ para descobrir quais letras você vê melhor. Você também pode encontrar um autorefrator, onde uma luz é projetada em seu olho, ou um ceratômetro para medir a curvatura da sua córnea.

Tem astigmatismo? Sem problemas. Seu médico pode te fornecer óculos, lentes de contato ou até cirurgia para remodelar sua córnea, se necessário. Mas se seu astigmatismo for leve, você pode nem precisar de tratamento. A vida pode continuar praticamente normal – só com menos faixas de luz atrapalhando sua visão.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados