Assustadora tecnologia Duplex IA, da Google, chega para Android e iOS

Depois de chamar atenção do mundo inteiro com a inovadora IA Duplex em eventos no ano passado, a Google anunciou recentemente que a tecnologia deverá estar disponível em breve para diversos smartphones com Android 5.0 ou superior, bem como aparelhos iOS com o Google Assistant instalado.

Algumas fontes já relataram que o Duplex está disponível no Samsung S10 Plus, e que em breve novos dispositivos devem começar a recebê-la gradualmente. Anteriormente, a tecnologia estava prevista apenas para o Google Pixel e alguns outros dispositivos iOS.

A IA Duplex funciona com uma inteligência artificial (IA) programada para ser capaz de utilizar o Google Assistant para fazer agendamentos em restaurantes e realizar outros tipos de ligação para os usuários.

Conforme o vídeo anúncio da tecnologia, que você pode conferir no final desta matéria, o usuário é capaz de escolher o local para onde a IA deve ligar, o horário da marcação e inclusive algumas opções “secundárias”, para o caso de o horário desejado não estar disponível.

Google

Depois de receber a ordem do usuário para agendar um horário em um restaurante, por exemplo, a ferramenta reúne todas as informações necessárias para o agendamento e procede para a ligação para o número do estabelecimento desejado.

De acordo com o suporte do Google, essas ligações são feitas preferencialmente em horários comerciais, evitando as primeiras horas da manhã e o meio da noite. No começo da chamada, que normalmente é automatizada e independe de pessoas reais, o atendente do estabelecimento é informado de que se trata de uma ligação automática feita pelo Duplex IA, com o intuito de agendar um horário.

O serviço de inteligência artificial serve também para aqueles que costumam organizar suas tarefas profissionais e de negócios usando as ferramentas do assistente do Google. Com isso, é possível utilizar o Duplex para checar horários de reuniões e demais compromissos durante o dia. Nestes casos, a ferramenta faz uma checagem utilizando os dados que foram previamente fornecidos pelo usuário.

Atualmente, no entanto, a tecnologia do Duplex IA está disponível apenas para algumas regiões dos EUA. Já que o processo de adaptação da nova funcionalidade pode ser um tanto complicado e demorado, não há uma previsão de quando ela poderá chegar ao Brasil.

Confira abaixo o vídeo de lançamento da tecnologia, que explica de forma exemplificada como ela deve funcionar:

Como podemos ver, pelo menos no vídeo promocional a conversação entre o robô automatizado da Google e o atendente do estabelecimento parece ser consideravelmente fluida e natural.

Será que podemos sonhar, por exemplo, em robôs cancelando a nossa assinatura em serviços de telefonia no futuro?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.