Início » Curiosidades » As pessoas estão surpresas ao descobrir o que os pontinhos do morango são

As pessoas estão surpresas ao descobrir o que os pontinhos do morango são

Lucas R.

Publicado em

Atualizado em

Morangos são frutos agregados, não bagas. Os pontos brancos são aquênios, o verdadeiro fruto, com sementes internas.

Ao contrário do que muitos acreditam, os morangos não são realmente frutos do tipo baga. Além disso, os pequenos pontos brancos nos morangos, frequentemente confundidos com sementes, não são sementes.

Essas protuberâncias pontilhadas nos morangos são chamadas de aquênios, que são o verdadeiro fruto da planta, cada uma contendo uma única semente. Aquênios são um tipo de fruto seco simples produzido por várias espécies de plantas com flores, como quinoa, trigo-sarraceno e cannabis.

Se o morango não é o fruto da planta e não se qualifica como uma baga, então o que exatamente é?

Os morangos são classificados como frutos agregados, pertencentes à família Rosaceae, que também inclui framboesas, amoras e rosas.

As pessoas estão surpresas ao descobrir o que os pontinhos do morango são
Imagem: Mistérios do Mundo

O termo “baga” é uma descrição um tanto ambígua para qualquer fruto carnudo comestível que contenha sementes. No entanto, existe uma classificação científica específica para bagas. Um fruto deve ter várias sementes e ser composto por uma pele externa (exocarpo), um meio carnudo (mesocarpo) e uma cobertura interna que contém as sementes (endocarpo) para ser classificado como uma baga.

Originárias de um único ovário de uma flor individual, as bagas são divididas em dois grupos principais. Os frutos cítricos fazem parte do grupo taxonômico hesperídio e são considerados bagas modificadas, enquanto a família Cucurbitaceae, que inclui abóboras, pepinos e melancias, pertence ao grupo pepo de bagas.

Surpreendentemente, toranja, limão e abóbora são tecnicamente bagas.

Os morangos, diferentemente das verdadeiras bagas, são na verdade tecidos receptáculos inchados que carregam o fruto portador de sementes em sua superfície. Quando uma flor de morango é polinizada, o fruto não aumenta; em vez disso, o tecido receptáculo se expande e o verdadeiro fruto se divide em pequenos aquênios secos. Como os aquênios contêm apenas uma semente, eles também não podem ser classificados como bagas!

Curiosamente, a maioria das plantas de morango não é cultivada a partir de suas sementes. À medida que as plantas de morango crescem, elas produzem “estolões”, que são essencialmente pequenos clones da planta do morango que criam raízes e começam a crescer quando entram em contato com o solo.

O ciclo de vida único dos morangos os coloca na categoria de frutos agregados, juntamente com outros frutos não conformes, bem como na classificação de drupas de anomalias de sementes únicas.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.