As pessoas estão descobrindo que a semente desta planta é 6.000 vezes mais venenosa que o cianeto

por Lucas Rabello
0 comentário 270 visualizações

Você sabia que existe uma planta com sementes que são cerca de 6.000 vezes mais venenosas do que o cianeto? Pois é, como se a Mãe Natureza já não nos desse motivos suficientes para nos preocupar. Vamos falar sobre a mamona, também conhecida como Ricinus communis. Não é apenas uma planta comum; é uma planta mortal que pode estar tranquilamente no seu jardim agora mesmo.

O cianeto, para quem não sabe, é um composto químico encontrado em coisas como certas sementes, caroços de frutas, escapamentos de carros e até mesmo fumaça de cigarro. É a mesma substância horrível que já foi usada para alguns atos bem terríveis, como durante o regime nazista em seus campos de extermínio. Agora, imagine algo muito mais letal. Entre a ricina, uma toxina encontrada nas sementes de mamona.

A Universidade de Wisconsin-Madison dá o recado: a ricina é ‘um dos venenos naturais mais mortais’. Quão mortal? Estima-se que seja 6.000 vezes mais venenosa do que o cianeto e 12.000 vezes mais tóxica do que o veneno de cascavel. ‘Apenas quatro sementes podem matar um adulto de tamanho médio’, eles dizem. E não pense que os animais estão fora de perigo. Gado e aves também estão em risco se comerem essas sementes.

A planta de mamona em si é um arbusto herbáceo perene ou semi-lenhoso, às vezes até uma pequena árvore. Não é exigente quanto ao lugar onde cresce – solos úmidos e bem drenados em áreas perturbadas como leitos de rios, beiras de estradas e até nas bordas de terras cultivadas. Então, se você encontrar uma no seu jardim, talvez queira agir.

As pessoas estão descobrindo que a semente desta planta é 6.000 vezes mais venenosa que o cianeto

Aqui está o que os especialistas recomendam: mantenha a planta ‘fora do alcance das crianças’. Tem crianças correndo por aí? Talvez considere cortar os cachos de flores. Não é apenas sobre ingestão, no entanto. A ricina pode ser uma ameaça se for injetada de várias formas, como pó, névoa, pellet ou até mesmo dissolvida em água ou ácido fraco.

Agora, digamos que você teve um dia realmente ruim e de alguma forma mastigou e engoliu uma semente de mamona. O que acontece depois? De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), você está em uma situação complicada. Os sintomas iniciais aparecem dentro de 6 a 12 horas e incluem náusea, vômito e dor abdominal. Se você acha que isso soa ruim, fica pior. Em 12 a 24 horas, você pode estar lidando com desidratação severa, problemas nos rins e no fígado.

E aqui está o pior: isso não é como uma intoxicação alimentar típica que passa em um ou dois dias. O CDC alerta que a morte por envenenamento por ricina pode ocorrer dentro de 36 a 72 horas após a exposição. Então, você vai querer procurar atendimento médico imediatamente se suspeitar que foi envenenado.

Inscreva-se no canal Mistérios do Mundo no YouTube

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados