As 15 coisas mais chocantes encontradas nas profundezas do oceano

15. O dedo de gelo da morte

ripleys.com

Na verdade, o “dedo de gelo da morte” é um brinicle (palavra inglesa sem tradução). Ainda não está claro? Como você sabe, o oceano cobre alguns lugares muito frios, como o Ártico e a Antártida, mas a água do oceano não congela como a água da torneira no congelador. Os componentes mais espessos e salgados – a salmoura – formam um cone, como um pingente. Este seria o brinicle, que é significativamente mais frio do que o resto da água em torno dele, e pode ser muito perigoso e até mesmo mortal à vida marinha que se aproxima.

14. O Titanic

pinterest.com

O RMS Titanic é talvez o item menos misterioso nesta lista. No entanto, é provavelmente o mais famoso. O “maior navio do mundo“, em sua viagem inaugural, atingiu um iceberg em 14 de abril de 1912, cerca de 375 milhas da América. Até sua descoberta em 1985 aprendemos que definitivamente ele afundou em duas partes. Isso permitiu-nos aprender mais sobre a pressão do oceano e também preencher alguns detalhes da história do Titanic.

13. O tubarão-cobra

SlideShare

Vivendo até 5 mil pés abaixo da superfície dos oceanos Atlântico e Pacífico, os tubarões-cobra são o que é conhecido como “fóssil vivo”. Um fóssil vivo é uma espécie de animal que se assemelha a outras espécies conhecidas apenas a partir do registro fóssil. Ou seja, todos os seus parentes mais próximos há muito foram extintos e só ele permanece. Ele tem cerca de dois metros de comprimento, parece um pouco a uma enguia, come como uma cobra, e tem um período de gestação que pode ser tão longo quanto três anos e meio.

12. O Falcão do Milênio?

dailymail.com

Conhecida formalmente como “A anomalia do Mar Báltico”, foi descoberto em junho de 2011 pela equipe de mergulho sueca “Ocean X”. É constituída por uma formação rochosa circular que se parece com um colar de pérolas que repousa sobre algum tipo de pilar e contém o que parece uma escada que desce para um buraco negro.

11. Círculos de colheita subaquáticos

presa.ge

Círculos de colheita são formações, muitas vezes circulares, que são feitas por partes deprimidas de uma cultura em crescimento, geralmente cereais. Quando um mergulhador descobriu “círculos de culturas subaquáticas”, ficou bastante intrigado. Como aqueles em terra, a variedade subaquática também não tem nada a ver com alienígenas, mas, sua causa é muito mais interessante. O peixe japonês soprador é inferior a cinco centímetros de comprimento e é o causador desses círculos. Os faz com um único intuito: atrair as fêmeas. Se uma fêmea é suficientemente impressionada, ela vai colocar seus ovos no ninho, então o macho vai fertilizar e cuidar deles até que eles choquem cerca de seis dias mais tarde.

Use o menu abaixo para continuar lendo o artigo.

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...