Pular para o conteúdo

Artista passa horas desenhando retratos hiper-realistas com técnicas renascentistas

Nós estamos acostumados com o mundo digital e, ao vermos essas obras pela primeira vez, a primeira coisa que passa por nossas mentes é: “ah! devem ser fotografias”. Mas a realidade é muito mais surpreendente!

Os desenhos de técnica altamente avançadas de Emanuele Dascanio de fato parecem fotografias por relatarem com perfeição a realidade, mas de fato não são: e só quando você vê o artista italiano colocar o lápis no papel é que você percebe que toda essa criação é pura habilidade artística de extremo valor – sem fotos ou edições de espécie alguma!

Os retratos são enormes e extremamente trabalhosos, sendo que alguns que levam até 780 horas para serem concluídos, apresentando uma combinação de grafite e carvão que são habilmente utilizados para formar composições hiper-realistas.

Embora o trabalho de Dascanio seja contemporâneo, tem um ar clássico: ele frequentemente ilumina suas obras com uma única fonte de luz dramática, que lembra as pinturas de Caravaggio, o renomado artista do século XVI.

E de fato essa influência foi fomentada pela assistência de Dascanio ao pintor italiano Gianluca Corona, que lhe ensinou as técnicas de óleo dos antigos mestres da arte do período renascentista. Desde então, Dascanio traduziu essas habilidades em obras monocromáticas que, sem dúvida, enchem os nossos olhos de beleza e admiração.

Contra um pano de fundo preto você poderá conferir alguns dos detalhes incríveis das figuras iluminadas que parecem ganhar vida: Veja só e conte pra gente qual delas você mais gostou!

#9

#8

#7

#6

#5

#4

#3

#2

#1

Não deixe de conferir mais obras do artista Emanuele Dascanio em suas redes sociais: Website | Facebook | DeviantArt