Arqueólogos encontram misterioso sarcófago de chumbo sob a Catedral de Notre-Dame, em Paris

Arqueólogos recuperaram, recentemente, uma série de objetos e artefatos intrigantes que estavam enterrados sob a famosa catedral de Notre-Dame, em Paris, que esteve em chamas em 2019. Entre as descobertas estão várias tumbas e um sarcófago de chumbo – que os pesquisadores pretendem abrir em breve.

Loic Salan. Shutterstock

O assunto, como não poderia ser diferente, gerou bastante alvoroço na Internet, já que em 2018 um outro grupo de cientistas também chamou atenção ao abrir um antigo sarcófago misterioso no Egito, deixando o mundo inteiro receoso.

Como se isso não bastasse, no começo deste ano os japoneses também fizeram manchetes internacionais ao anunciar que uma “pedra da morte”, com mais de 1000 anos, partiu-se ao meio, supostamente liberando um demônio vingativo aprisionado por milênios.

“[Entre as tumbas encontradas] estava um sarcófago em forma humana completamente preservado, feito de chumbo”, anunciou o Ministério da Cultura da França, segundo o portal ‘France24’.

Ao abrir o sarcófago encontrado em Notre-Dame, os arqueólogos pretendem determinar a sua verdadeira idade, pois acredita-se que seja do século XIV, já que ele estava coberto por móveis desse século. Ele foi encontrado a 20 metros de profundidade, entre alguns tubos de tijolos datados do século 19. Então, para os cientistas, abrir o sarcófago é um passo crucial para confirmar sua origem.

“Se for, de fato, um sarcófago da Idade Média, estamos lidando com uma prática de enterro extremamente rara”, disse o arqueólogo Christophe Besnier, segundo a AFP. A equipe espera aprender tudo o que puder sobre o indivíduo sepultado, mantendo-se em conformidade com as leis francesas, já que corpos humanos não são considerados objetos arqueológicos no país.

buy metformin metformin online