Pular para o conteúdo
Aquário gigante explode em Berlim, e 1.500 peixes exóticos caem em avenida

Aquário gigante explode em Berlim, e 1.500 peixes exóticos caem em avenida

Na manhã de sexta-feira (16), um enorme aquário localizado em Berlim, na Alemanha, explodiu e derramou aproximadamente 1 milhão de litros de água, cerca de 1.500 peixes exóticos e detritos em uma estrada principal no movimentado distrito de Mitte.

O aquário, chamado AquaDom e instalado em um complexo de lazer que também inclui um hotel Radisson e um museu, é considerado o maior aquário cilíndrico independente do mundo, com 14 metros de altura.

Aquário gigante explode em Berlim, e 1.500 peixes exóticos caem em avenida 2.jpg

Reprodução

Após o incidente, cerca de 100 socorristas correram para o local para avaliar os danos. Tragicamente, todos os 1.500 peixes do aquário morreram, de acordo com um porta-voz da Union Investment, que administra o fundo imobiliário proprietário do complexo.

Esforços estão em andamento para resgatar peixes de tanques menores que estavam localizados perto do AquaDom e conseguiram escapar da destruição, embora tenham sido afetados por cortes de energia no prédio. A causa da explosão do aquário ainda não está clara, mas o desastre foi menor porque aconteceu no início da manhã, quando havia poucas pessoas nas imediações.

A prefeita Franziska Giffey afirmou que se o incidente tivesse ocorrido apenas uma hora depois, poderia ter havido uma perda significativa de vidas. Duas pessoas, incluindo um funcionário do hotel, ficaram feridas por estilhaços de vidro, e os serviços de emergência pediram a cerca de 350 hóspedes do hotel que empacotassem seus pertences e saíssem devido a preocupações com possíveis danos estruturais.

Ônibus foram fornecidos para levar os hóspedes do hotel a um local mais seguro, já que as temperaturas externas em Berlim giravam em torno de -7 graus Celsius no momento do incidente.

Aquário gigante explode em Berlim, e 1.500 peixes exóticos caem em avenida 2.jpg

Reprodução

O Radisson Collection Hotel Berlin está interditado até novo aviso, e o Sea Life Berlin, que oferece passeios de elevador de vidro pelo aquário AquaDom, também anunciou que permanecerá fechado.

Em um comunicado, a Sea Life Berlin expressou choque com o incidente e afirmou que está tentando obter mais informações sobre a causa da explosão.

O aquário foi reformado pela última vez em 2020 e, durante o processo de modernização, toda a água foi drenada e os peixes foram transferidos para aquários no porão do prédio, onde existe uma instalação de criação e cuidado. Uma via principal próxima ao complexo também foi fechada devido ao grande volume de água que inundou o prédio. [BBC]