Um homem descobriu que seu pênis estava se transformando em osso depois de ir ao hospital por causa de uma dor no joelho.
O anônimo de 63 anos apareceu em uma sala de emergência em Nova York depois de cair na calçada. Logo após a queda, ele estava com muita dor no joelho, para o qual ele procurou tratamento médico. Durante uma consulta, ele relatou que também estava tendo dor em seu pênis. Não havia sinais de próstata inchada ou corrimento.
Ele fez um raio X de sua pélvis para descartar possíveis fraturas da queda. Quando sua equipe médica olhou para o raio-X, eles descobriram que seu pênis estava se transformando em osso já havia algum tempo.
Os médicos descrevem-no como “Uma calcificação extensa em forma de placa ao longo da distribuição do pênis”, diz o relato de caso. “O diagnóstico de ossificação peniana ao longo de todo o eixo é suspeito”, concluíram.
A ossificação do órgão genital masculino é extremamente rara, e menos de 40 casos foram publicados, de acordo com o relatório. Ocorre quando os sais de cálcio “se acumulam no tecido mole do órgão, formando um osso extraesquelético”, o que deforma o órgão e causa dor. Em um caso semelhante, em 2017, os médicos encontraram “o que parecia ser tecido calcificado ao longo de 80% da haste” do pênis de um homem de 43 anos, relatando o caso na Reviews in Urology (aviso de imagem gráfica).
A causa mais comum da calcificação é a doença de Peyronie, causada por um acúmulo de tecido cicatricial no pênis, o que pode causar a sua dobra.
Na doença de Peyronie aguda, há uma progressão da deformidade do órgão e da dor em estados eretos e / ou flácidos, como visto neste paciente. Acredita-se que a doença afete entre 0,5 e 3% dos homens nos Estados Unidos, embora muitas pessoas não saibam que têm essa condição, pois são leves, de acordo com o Departamento de Urologia da Weill Cornell Medicine.
Infelizmente, neste caso, a equipe não conseguiu determinar a causa do problema do homem, pois o paciente foi informado de sua condição, mas decidiu sair do hospital, mesmo contra a orientação médica.
O caso foi publicado na Urology Case Reports