fbpx

Aos 190 anos de idade, esta é a tartaruga mais velha do mundo

Aos 190 anos de idade, a tartaruga chamada ‘Jonathan’ não pode se queixar do tédio. Em janeiro de 2022, o réptil acumulou o seu segundo recorde no Guinness Book, entrou para a galeria dos recordes como a tartaruga mais velha de todos os tempos. Antes disso, ele já era considerado o animal terrestre vivo mais velho do mundo.

Antes disso, o posto de quelônio (grupo que reúne tartarugas, terrapins e cágados) mais longevo da história pertencia a Tu’i Malila, uma tartaruga que viveu por pelo menos 188 anos.

Guinness World Records

É um pouco difícil dizer com exatidão quantos anos de vida Jonathan de fato tem, mas existem vários indícios que nos levam a uma data em específico. O primeiro registro fotográfico desta tartaruga foi feito em 1882, quando ele provavelmente já tinha 50 anos de idade, com base nas imagens.

Na época, a tartaruga havia acabado de desembarcar na ilha de Santa Helana, depois de deixar o Seychelles, na África. Outra foto, tirada entre 1882 e 1886 mostra Jonathan ao lado de outras tartarugas aproveitando o jardim da residência onde o bichano morava.

De acordo com os registros históricos, a tartaruga Jonathan foi um presente dado ao governador da ilha de Santa Helena, William Grey-Wilson. E curiosamente, o réptil permanece na residência até os dias de hoje! De lá para cá, 31 governadores diferentes já passaram pela casa, e todos se tornaram grandes amigos da tartaruga, que hoje tem 3 companheiros de casco: David, Emma e Fred.

Jonathan é tão antigo que, desde que ele nasceu, diversos avanços tecnológicos e passagens históricas aconteceram. Só para se ter uma ideia, ele nasceu antes da primeira fotografia de uma pessoa ser tirada (1838), da primeira ligação telefônica (1876), da invenção da lâmpada incandescente (1878) e da chegada do homem a Lua, em 1969.

World Guinness Records

A idade avançada impressiona, mas obviamente já cobra o seu preço. Jonathan não consegue mais enxergar, e também já perdeu quase totalmente o seu olfato. Apesar disso, a audição do animal é perfeita, e ele costuma respondeu à voz dos seus cuidadores, especialmente o veterinário Joe Hollins, que costuma alimentá-lo.

Quanto à alimentação, Jonathan possui uma dieta rica em vegetais: repolho, pepino, maçãs e cenouras, além de pés de alface e uma boa dose de outras frutas, como bananas.

World Guinness Records

Mas talvez o mais curioso seja o fato de que, mesmo com 190 anos de idade, Jonathan continua com muita energia. O animal de quase 200 anos de idade é visto frequentemente acasalando com uma das tartarugas que dividem o pátio com ele, Emma, e também com seu colega Fred. “

Ele é um ícone local, símbolo de persistência diante da mudança”, disse Joe Hollins, que é um dos veterinários que mais possui contato com o animal.

Esperamos que Jonathan ainda possa viver por muitos anos!


Com informações da Globo.com.

você pode gostar também