Pesquisadores tentam utilizar animais para prever terremotos

Pesquisadores estudam mudanças no comportamento de animais sob a iminência de terremotos.

Existem inúmeros relatos na história de que animais são extra-sensíveis a desastres naturais. Mais recentemente, houveram relatos de que animais terrestres fugiam para o interior e pássaros voavam para maiores altitudes pouco antes do tsunami que arrasou o sudeste da Ásia em 2005.

Um grupo de cientistas está monitorando alguns animais para saber se eles podem ser usados para prever tremores de terra, de acordo com o jornal Diário da China. Sete estações de monitoramento sísmico foram instaladas em fazendas na cidade de Nanjing, oriente do país, estão acompanhando de perto os animais e observando indícios de mudanças de comportamento.

Tratadores das fazendas foram convidados para atualizar o relatório duas vezes ao dia. Lhes foi detalhado que o possível comportamento anormal que indicariam terremotos iminentes incluiriam galinhas que voam sobre árvores, peixes que saltam para fora da água e sapos que se deslocam em grupo.

Os pesquisadores pretendem realizar o estudo em mais sete fazendas ainda este ano, embora alguns criadores de animais estejam relutantes em participar. “Nosso zoológico não está sendo transformado em uma estação de monitoramento porque os animais demonstrarão um comportamento anormal ao serem perturbados pelos visitantes”, relatou um criador de animais do local. Pesquisadores chineses têm tentado prever terremotos através de animais desde 2010, quando realizavam estudos com animais dos zoológicos de Guangzhou e Shenzhen.

O serviço geológico dos EUA afirma não ter encontrado evidências concretas do “poder preditivo” dos animais, apesar de vários estudos. O governo chinês alegou que em 1975 a cidade de Haicheng foi evacuada por causa do comportamento estranho dos animais locais, o que potencialmente salvou a vida de milhares de habitantes.

A utilização de animais para tentar prever terremotos não é algo novo na China. A mídia estatal divulgou no ano passado que o centro da cidade de Nanchang estava utilizando cães para prever tremores de terra. A China é atingida regularmente por grandes terremotos, que já tiraram a vida de centenas de milhares em grandes catástrofes. [ABC NewsBioscience Technology]

Comentários
Carregando...