Aliens se parecem conosco, diz especialista

Você pode esquecer os homenzinhos verdes e Xenomorphs predatórios: alienígenas são propensos a se parecerem muito com os seres humanos, de acordo com um especialista em evolução da Universidade de Cambridge. Em um novo livro, Simon Conway Morris diz que quaisquer formas de vida extraterrestre teriam evoluído como nós – porque um planeta como a Terra seria necessário para sustentar a vida em primeiro lugar.

A teoria, chamada evolução convergente é, na verdade, já bem estabelecida: a ideia é que diferentes espécies evoluem características similares, porque elas estão vivendo em um ambiente similar. Morris pensa que como espécies exóticas estão vivendo em planetas como o nosso, elas vão evoluir ao longo de linhas semelhantes.

Isso deve tornar a diplomacia interplanetária um pouco mais fácil, pelo menos.

O acadêmico discute a teoria em um novo livro publicado esta semana, As Runas da Evolução. “O livro tenta convencer o mundo de que a convergência evolutiva é completamente onipresente,” Morris disse ao The Independent.

E ele não para em seres humanos. O professor de Cambridge acredita que a vida vegetal e animal, provavelmente, teria seguido o mesmo padrão evolutivo também. “Certamente não é o caso de que cada planeta como a Terra terá vida, muito menos humanóides”, diz ele. “Mas se você quiser uma planta sofisticada ela vai parecer muito como uma flor. Se quiser uma mosca, há apenas algumas maneiras de você fazer isso. Se você quiser nadar como um tubarão, há apenas algumas maneiras que você pode fazer isso. Se você quiser inventar aves e mamíferos, há apenas algumas maneiras de fazer isso.”

O livro também aborda o paradoxo criado por Enrico Fermi: se os alienígenas existem, por que ainda não fizeram contato? “O problema é extremamente agudo”, diz Morris. “Nós não devemos estar sozinhos, mas todas as evidências sugerem que estamos. Talvez [os alienígenas] estejam se escondendo. Minha suspeita é que nós apenas começamos a arranhar a superfície da realidade, por falta de uma palavra melhor”.

É claro que há uma abundância de ideias concorrentes sobre como formas de vida alienígenas são, mas se Morris estiver certo, eles já poderiam estar vivendo entre nós, embora isso seja altamente improvável. [ScienceAlert]

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...