Início » Inspiração » Aldeões carregam a casa inteira de um homem para que ele possa ficar mais perto de seus filhos

AldeƵes carregam a casa inteira de um homem para que ele possa ficar mais perto de seus filhos

Lucas R.

Publicado em

AldeƵes filipinos carregam a casa inteira de um homem para que ele possa ficar mais perto de seus filhos
Vídeo mostra aldeões nas Filipinas carregando casa inteira de viúvo para ficar perto dos filhos. Atitude gera comoção na internet.

Em um mundo cada vez mais competitivo e individualista, a simples visão de pessoas fazendo coisas boas para os outros por pura bondade tem se tornado cada vez mais rara. Porém, um vídeo postado no subreddit HumansBeingBros mostra que a bondade ainda existe em comunidades pelo mundo.

O vídeo compartilhado por um usuÔrio em 26 de fevereiro de 2023 mostra um grupo de aldeões em uma vila não identificada nas Filipinas levantando e carregando literalmente a casa inteira de um viúvo, para que ele pudesse se mudar para perto de seus filhos.

“O avĆ“ nĆ£o tinha ninguĆ©m para cuidar dele porque sua esposa jĆ” havia falecido, entĆ£o seus filhos queriam que ele morasse por perto”, escreveu o usuĆ”rio em um post.

No entanto, a casa era pesada demais para que os parentes do viĆŗvo a movessem sozinhos, o que levou alguns vizinhos a se voluntariarem para ajudar. Eles trabalharam atĆ© ficarem exaustos, mas foram recompensados com uma refeição preparada pelas filhas do idoso. “Foi como uma festa”, relatou o usuĆ”rio.

O vĆ­deo jĆ” recebeu mais de 63.000 votos positivos e mais de 800 comentĆ”rios na plataforma. Muitos internautas ficaram impressionados com o espĆ­rito comunitĆ”rio dos aldeƵes prestativos. Um usuĆ”rio atĆ© apontou que essa cena Ć© um exemplo clĆ”ssico da cultura filipina chamada “Bayanihan”, que significa a uniĆ£o de muitas pessoas para realizar uma tarefa.

“Em nossos livros escolares, temos exemplos de comunidades inteiras ajudando a mover casas feitas de palha, que Ć© exatamente o que aconteceu nesse vĆ­deo. VocĆŖ atĆ© vĆŖ isso representado em pinturas”, comentou o usuĆ”rio. “Eu nunca teria pensado que esse tipo de evento ainda acontece hoje, jĆ” que a maioria das casas aqui agora Ć© feita de concreto, blocos ocos e aƧo”.

Outro usuĆ”rio concordou, dizendo que esse tipo de comportamento “Ć© o tipo de coisa que nos ensinaram na escola em todos os nĆ­veis e vimos em nossos próprios livros didĆ”ticos, mas esta Ć© a primeira vez que vejo ‘Bayanihan’ em vĆ­deo”.

Ao longo do tópico, muitos outros usuÔrios deram exemplos de atos semelhantes de bondade em suas próprias culturas, mostrando que ainda hÔ muita bondade no mundo, mesmo que o que vemos na internet possa mostrar o contrÔrio.

Philippine villagers relocate a widower’s home so he could live closer to family. The journey took 2 hours
by u/westcoastcdn19 in HumansBeingBros

Esse tipo de história é um lembrete importante de que a bondade ainda existe em comunidades pelo mundo, e que devemos valorizar e incentivar esse comportamento. Em um mundo onde a violência, a desigualdade e o individualismo são cada vez mais comuns, é importante reconhecer e celebrar as histórias de bondade e solidariedade. Elas nos lembram que a empatia e o apoio mútuo são essenciais para criar comunidades saudÔveis e felizes.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.