Afinal de contas, o que é comemorado no dia de Corpus Christi?

Muita gente certamente começou esta semana muito mais leve e alegre que o normal. Afinal de contas, na próxima quinta-feira (20/06), comemora-se o feriado de Corpus Christi, o que vai permitir que muita gente tire uma folguinha do serviço. Mas afinal de contas, o que significa esta data além da possibilidade de ficarmos em casa em plena quinta-feira? Talvez a data de Corpus Christi seja o feriado que mais causa confusão e dúvidas para muita gente, por isso vamos tentar explicar um pouco melhor o que é comemorado e como é determinado o dia em que ele ocorrerá todos os anos.

Primeiramente, “Corpus Christi” pode ser traduzido literalmente do latim para “Corpo de Cristo”, o que nos deixa bem claro que estamos lidando com um feriado histórico da religião cristã.

A comemoração remonta o ano de 1264, ano em que, na cidade de Bolsena (Itália) um sacerdote que celebrava a Santa Missa teria visto sair sangue da Sagrada Hóstia, causando grande emoção e surpresa a todos que acompanhavam a cerimônia. Ao saber do ocorrido, o Papa Urbano IV ordenou que os objetos que protagonizaram o “milagre” fossem levados para Orvieto, outra cidade italiana. Foi então realizada uma grande procissão no dia 19 de junho de 1264 com esta finalidade.

Afinal de contas, o que é comemorado no dia de Corpus Christi?
Shutterstock

Depois disso, foi determinado em bula papal feita por Urbano IV que fosse comemorado o dia do Corpo de Cristo em toda quinta-feira após a oitava de Pentecostes.

Hoje, em nosso calendário atual, comemoramos Corpus Christi sempre depois de passados exatos 60 dias da Páscoa. O feriado acaba por cair sempre em uma quinta-feira, que de acordo com a fé cristã foi o dia da semana em que ocorreu a última ceia de Jesus Cristo. O calendário católico diz que o feriado deve ocorrer na quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez ocorre no domingo posterior ao Pentecostes, sendo que este ocorre a exatos 50 dias após o domingo de Páscoa (ufa).

Atualmente, no Brasil, trata-se de uma data comemorativa com status de feriado facultativo. Isto é, os ambientes profissionais podem optar por liberar seus funcionários ou não, a depender da necessidade e da estratégia de cada entidade. Alguns municípios, no entanto, encaram a data como feriado municipal oficial – o que incide na concessão de folga para praticamente todos os funcionários, exceto aqueles que possuem horários especiais de trabalho. São estes municípios: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Porto Velho, Salvador, Teresina e Vitória.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.