Muita gente certamente começou esta semana muito mais leve e alegre que o normal. Afinal de contas, na próxima quinta-feira (20/06), comemora-se o feriado de Corpus Christi, o que vai permitir que muita gente tire uma folguinha do serviço. Mas afinal de contas, o que significa esta data além da possibilidade de ficarmos em casa em plena quinta-feira? Talvez a data de Corpus Christi seja o feriado que mais causa confusão e dúvidas para muita gente, por isso vamos tentar explicar um pouco melhor o que é comemorado e como é determinado o dia em que ele ocorrerá todos os anos.
Primeiramente, “Corpus Christi” pode ser traduzido literalmente do latim para “Corpo de Cristo”, o que nos deixa bem claro que estamos lidando com um feriado histórico da religião cristã.
A comemoração remonta o ano de 1264, ano em que, na cidade de Bolsena (Itália) um sacerdote que celebrava a Santa Missa teria visto sair sangue da Sagrada Hóstia, causando grande emoção e surpresa a todos que acompanhavam a cerimônia. Ao saber do ocorrido, o Papa Urbano IV ordenou que os objetos que protagonizaram o “milagre” fossem levados para Orvieto, outra cidade italiana. Foi então realizada uma grande procissão no dia 19 de junho de 1264 com esta finalidade.

Depois disso, foi determinado em bula papal feita por Urbano IV que fosse comemorado o dia do Corpo de Cristo em toda quinta-feira após a oitava de Pentecostes.
Hoje, em nosso calendário atual, comemoramos Corpus Christi sempre depois de passados exatos 60 dias da Páscoa. O feriado acaba por cair sempre em uma quinta-feira, que de acordo com a fé cristã foi o dia da semana em que ocorreu a última ceia de Jesus Cristo. O calendário católico diz que o feriado deve ocorrer na quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez ocorre no domingo posterior ao Pentecostes, sendo que este ocorre a exatos 50 dias após o domingo de Páscoa (ufa).
Atualmente, no Brasil, trata-se de uma data comemorativa com status de feriado facultativo. Isto é, os ambientes profissionais podem optar por liberar seus funcionários ou não, a depender da necessidade e da estratégia de cada entidade. Alguns municípios, no entanto, encaram a data como feriado municipal oficial – o que incide na concessão de folga para praticamente todos os funcionários, exceto aqueles que possuem horários especiais de trabalho. São estes municípios: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Porto Velho, Salvador, Teresina e Vitória.