Não, a NASA não avisou que as vassouras ficam de pé sozinhas no equinócio

Qualquer pessoa que costume passar um tempo nas redes sociais já percebeu que a onda do momento é publicar fotos de vassouras totalmente equilibradas no chão sem nenhum tipo de apoio. De acordo com os textos que surgem junto às imagens, este “fenômeno” só é possível de ser reproduzido durante o equinócio (dia em que a rotação da Terra permite que o dia e a noite tenham a mesma duração). Os textos em questão dizem que a NASA avisou que esse período de fevereiro é o ideal para o “fenômeno” acontecer.

Mas será que há algo de verdadeiro nisso?

Bem, para início de conversa, a informação de que o equinócio no Brasil ocorre em fevereiro é a primeira mentira nessa história. Uma rápida pesquisa no Google revela que a data para este fenômeno no nosso país é 20 de março.

Reprodução: Google

Não se sabe exatamente de onde todo esse “hype” começou, mas o fato é que a moda de colocar vassouras em pé não teve início neste ano. O vídeo que você confere logo abaixo, onde é possível ver a mesma brincadeira sendo colocada em prática, foi publicada em 2015. Além disso, textos ainda do começo dos anos 2010 já traziam o boato de que o experimento só seria possível durante o equinócio.

Equinox free standing broom

Posted by Jessica Hyde on Friday, March 20, 2015

Mas não apenas a imprecisão na data do equinócio indica que o boato é falso. Ainda que possa parecer algo um tanto maluco, deixar uma vassoura em pé sem nenhum apoio não é algo “de outro mundo”. O equinócio não possui nenhum tipo de poder capaz de segurar as vassouras no ar, o que faz isso é a própria física.

Em entrevista ao portal ‘The Eagle’, ainda em 2012, o professor de física Bradley Schaefer explicou o que acontece:

“Como o centro da gravidade está logo acima da borda de equilíbrio, a vassoura consegue se sustentar sozinha. As cerdas são macias o suficiente para dividir o peso no ponto de contato com o chão, fornecendo uma base estável em que a alça pode se apoiar, permitindo o equilíbrio da vassoura”, detalhou Schaefer.

Confira, em inglês, a explicação do meteorologista Chad Myers, da CNN:

Mas afinal, de onde foi tirada a ideia de que o equinócio poderia ter algo a ver com isso?

Bem, como dito anteriormente, é difícil precisar algo neste sentido. No entanto, o site “E-Farsas” lembrou muito bem de uma outra lenda antiga, que dizia que no dia do equinócio era possível equilibrar os ovos no chão. Tal lenda levou muitas pessoas (sobretudo nos EUA) a tentar a proeza durante o dia do equinócio, mas obviamente ele não tinha nenhuma relação com o “fenômeno”.

Mas e você, chegou a acreditar que havia alguma relação entre o equinócio e as vassouras equilibradas?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.