Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Adam Rainer: o anão que se tornou gigante

Em 1899, na cidade de Granz, na Áustria, nasceu Adam Rainer, filho de pais com estaturas médias. No entanto, Adam ganharia notoriedade internacional justamente por conta de sua estatura – ou, mais especificamente, pela incrível variação de sua estatura.

No começo da Primeira Guerra Mundial, Adam tentou entrar para o exército, mas foi rejeitado por conta de sua baixíssima estatura – 137cm. Um ano depois, com 19 anos, já media 143cm, mas ainda assim voltou a ser rejeitado pelo exército por conta do seu peso. Prestes a fazer 20 anos, com menos de 150cm, Adam era considerado um anão pela medicina. No entanto, alguns registros da época dizem que o garoto possuía mãos e pés em tamanho normal. Na primeira vez em que tentou entrar para o exército, o pé de Adam era de tamanho 41/42 (no padrão brasileiro).

adam rainer
Adam Rainer ao lado de um indivíduo de estatura média. / Créditos: Reprodução da Internet

Mas quando o rapaz chegou aos 21 anos, sua realidade mudou completamente. Adam começou a crescer de maneira descontrolada, assustando todos os médicos que o observavam. Em uma década, ele cresceu de 147cm para apavorantes 215 cm. Registros da época dão conta de que os médicos que cuidaram do rapaz creditaram o crescimento súbito a uma condição chamada acromegalia. Neste caso em específico, a condição supostamente ocorreu por conta de um tumor na glândula pituitária, que causou uma produção além do normal de hormônio do crescimento. O homem passou por uma cirurgia de risco – que foi um sucesso, mas não interrompeu completamente o crescimento de Adam. Ainda assim, ele já crescia em uma taxa muito menor e menos perigosa.

A saúde de Adam, desde a cirurgia, passou a se deteriorar. Ele perdeu parte da audição do ouvido esquerdo e a visão do olho direito. Por conta dos problemas de coluna, o rapaz foi confinado a viver o resto de seus dias em uma cama.

Adam faleceu aos 51 anos de idade, medindo 233cm (sendo que alguns jornais diziam que a altura correta, era, na verdade, 238cm. De acordo com o Guinness World Records, ele foi o ser humano com maior variação de altura ao longo do tempo já conhecido.

Fonte: World Guinness Records e The Chirurgeon’s Apprentice

Comentários
Carregando...