Acredite: esse prédio foi construído de cima para baixo!

Na Plaza de Colón, em Madri – Espanha, existe um edifício gêmeo que é conhecido localmente como “El Enchufe” ou “A Tomada”, pois diz-se que ele se assemelha a uma tomada elétrica gigante. O nome real é “Torres de Colón” ou as Torres de Colombo. Alguns dizem que é o edifício mais feio de Madri. O seu topo verde no estilo art deco e a fachada de vidro de cobre defumado não suscitam muito orgulho entre os habitantes da cidade. No entanto, Torres de Colón tem sido um ícone do horizonte de Madri desde que surgiu em 1976. Ele também abrigou uma grande curiosidade enquanto estava sendo construído, pois foi construído de cima para baixo.

A primeira coisa que foi levantada foram os dois pilares centrais em bases de concreto. Em seguida, o piso mais alto foi levantado e pendurado com cabos de aço. O resto dos andares seguiu de cima para baixo. Apenas os três pisos inferiores, incluindo os porões, foram construídos de baixo para cima. As fachadas de vidro são cobertas de marrom e verde e a estrutura em forma de bujão foi adicionada mais tarde ao topo.

O método de construção de cima para baixo é dito proporcionar economias significativas em custo e tempo, pois permitem que os pisos sejam construídos no nível do térreo e sejam levados ao topo, em vez de mover os trabalhadores, material de construção e equipamentos de piso a piso.

Embora seja uma técnica de construção incomum, Torres de Colón não é o único edifício a ser construído desta forma. O Banco Central da Irlanda, em Dublin, e o Standard Bank Center em Johannesburg, África do Sul, foram ambos construídos de cima para baixo.

Há pelo menos três edifícios na Polônia, construídos de cima para baixo. O Trzonolinowiec, construído em 1961-1967. Ele está em Wrocław. Os outros dois estão na cidade de Gdansk e Katowice.

Acredite: esse prédio foi construído de cima para baixo!

 

Comentários
Carregando...