A Polícia Civil de Goiás descobriu recentemente um matadouro clandestino de animais na zona rural de Hidrolândia, em Goiás, que vendia ilegalmente carne de cavalo misturada com carne de porco.
Durante a operação, foram encontrados indícios de maus tratos aos animais e descoberto que o matadouro dispunha de equipamentos para moer carne e fazer linguiças.
Durante a operação, os policiais encontraram um cavalo recém-abatido, parcialmente esfolado e com as vísceras expostas, além de outro animal adulto pronto para o abate. Um terceiro cavalo foi encontrado em condições de abuso, sem acesso a água e comida. Isso é um indício claro dos maus tratos aos animais ocorridos no estabelecimento.
Polícia Civil
O dono do matadouro também tinha guardado em casa 80 quilos de carne de porco, que servia para misturar e disfarçar o sabor da carne de cavalo. Esta é uma indicação clara das atividades ilegais que estavam ocorrendo no estabelecimento. O proprietário do estabelecimento foi identificado e teve seu carro, documentos e celular apreendidos, bem como os produtos encontrados no local.
Os diretores também tiveram acesso aos documentos e notas contábeis do grupo, possibilitando a identificação de potenciais compradores, inclusive restaurantes. A polícia não informou os nomes dos estabelecimentos que compraram os produtos.
O proprietário do matadouro responderá pelos crimes de “maus tratos a animais com morte do animal; crime de construção de estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização legal; bem como pelo crime de venda, e por entregar mercadorias em condições impróprias para o consumo”.
Segundo a Polícia Civil, se ele for condenado pelas práticas descritas, as penas somadas podem ultrapassar 10 anos de prisão. A Polícia Civil leva esse assunto muito a sério e está trabalhando para que todos os envolvidos nessa atividade ilegal sejam levados à justiça.
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.