Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

A verdade sobre os números que você encontra em algumas frutas e verduras

O mais provável é que mais de uma vez você tenha topado com um adesivo colado nas frutas. Talvez tenha notado enquanto lavava ou talvez teve a má sorte de tê-lo encontrado na boca justamente quando dava uma bela mordida naquela maçã suculenta… A verdade é que estes adesivos existem e estão presentes mesmo que não saibamos muito bem por qual motivo, mas a verdade é que eles cumprem um propósito interessante.

Mistérios do Mundo
Autor desconhecido

São conhecidos como códigos PLU, pela sigla “Price Look Up”, que em português seria “Olhar o preço de algo” e originalmente se usava como código de barras. Mas logo ganhou uma função secundária (e inclusive mais importante): o código de cinco dígitos se transformou em uma forma de classificar as frutas.

Por exemplo, o primeiro número do PLU em geral é um 4 ou um 9. O número 4 indica que a fruta foi cultivada de forma tradicional e 9 significa que é orgânica. No caso dos PLU que começam com 9, você sempre encontrará cinco dígitos no total.

Mistérios do Mundo
Autor desconhecido

Por outro lado, os PLU que começam com 4 tem somente quatro dígitos e se omite a informação que indica se a fruta é orgânica ou não. Outro PLU bastante usado é um de cinco dígitos que começa com 8, que indica que o produto provém de uma plantação modificada geneticamente.

Se bem os adesivos são de grande utilidade tanto para quem comercializa estes produtos como, por exemplo, para os grandes supermercados, a verdade é que não são obrigatórios. Por isso não se encontram em todas as frutas e verduras que compramos.

Mistério desvendado! Você achou útil essa informação?

Comentários
Carregando...