Houtouwan é uma vila deserta situada no lado norte da Ilha Shengshan, uma das 400 Ilhas Shengsi, na China. A aldeia assenta nas falésias e montanhas enevoadas adjacentes ao mar, dificultando a visão do horizonte.
Na década de 1950, as pessoas começaram a se estabelecer em Houtouwan, pois a indústria pesqueira e o mercado de peixes prosperavam. No final do século XX, a vila era habitada por mais de 2.000 pessoas, principalmente pescadores.
No entanto, a falta de estradas e escolas adequadas, juntamente com o declínio dos estoques de peixes e a má aplicação dos regulamentos de pesca, forçaram os moradores a se mudarem no início dos anos 1990. No ano 2000, os últimos moradores já haviam partido, deixando a vila deserta. Os habitantes locais a chamaram de Wurencun, que significa “aldeia de ninguém”.
Tomada pela natureza
Após o êxodo dos moradores, a natureza gradualmente recuperou seu território, e a vila abandonada logo foi engolida pelo verde. A outrora popular vila de pescadores agora está coberta de vegetação e casas dilapidadas cobertas de hera. O silêncio misterioso da vila fantasma só é interrompido pelo chilrear dos pássaros, o zumbido dos mosquitos e a brisa do mar.
Em 2015, várias fotos fascinantes da vila deserta se tornaram virais online, transformando Houtouwan em uma sensação da Internet e um destino de viagem para os amantes da natureza. Como resultado, os funcionários do governo da Ilha de Shengshan tiveram que implementar medidas para controlar o fluxo diário de turistas e encontrar maneiras de rentabilizar a vila.
Foi montada uma plataforma de observação, que os turistas podiam acessar por US$ 3. Os turistas também podem caminhar pela vila por um preço de ingresso de US$ 8, e sinais foram erguidos para alertar os visitantes de entrarem em estruturas dilapidadas. Além disso, instalações de acomodação foram criadas em toda a ilha.
Os turistas são aconselhados a planejar suas visitas a Houtouwan durante o verão para uma melhor experiência. Eles podem participar de atividades como caminhadas, fotografar os prédios em ruínas e tomar sol nas praias.
Para chegar ao vilarejo de Houtouwan, os turistas precisam pegar um barco do continente para Shengshan e, em seguida, pegar um táxi subindo a colina até um cemitério com vista para o vilarejo. Ao chegar ao cemitério, eles precisam descer a pé.
Houtouwan é uma representação de uma tendência de migração mais ampla do povo chinês das áreas rurais para as cidades urbanas. As casas da vila foram severamente danificadas pelo clima e os prédios abandonados foram engolfados pela natureza, proporcionando um excelente exemplo de homem versus natureza.
Agora é um local de atração turística popular, atraindo turistas do continente que são atraídos pelos belos remanescentes da vila fantasma. Os poucos moradores que permanecem na aldeia muitas vezes atuam como guias turísticos e vendem água potável aos turistas como fonte de renda.