Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

A emocionante história por trás do curta-metragem prévio ao filme “Divertida mente”.

Se você foi assistir ao filme Divertida mente, o último filme lançado pela Disney Pixar, com certeza terá visto “Lava”, o curta-metragem animado. Sua história fala sobre um vulcão havaiano que quer apaixonar-se e encontra a um vulcão feminino. Toda a história é contada a través de um canto e um ukelele ao ritmo da canção “Somewhere over the rainbow”. Esta é uma parte do curta, mas se você não se recorda ou não assistiu:

Talvez o curta lhe tenha feito recordar a interpretação dessa canção feita por Israel Kamakawiwo’ole, que também era havaiano, e um grande ukelelista. Justamente essa foi a intenção do criador de “Lava”, James Ford Murphy, pois a história deste músico e sua esposa o inspirou para fazer a animação. Kamakawiwo’ole foi um músico muito famoso na ilha e se fez conhecido graças a seu talento com o ukelele e por ser um grande ativista pelos direitos humanos dos havaianos. Inclusive, muitas de suas canções relatavam como o turismo destruía a herança cultural dos nativos do Havaí.

IZ, como lhe chamavam no Havaí, se casou com Marlene Ah Lo, que era sua namorada desde o ensino médio. Lamentavelmente, devido aos problemas que tinha por causa de sua obesidade, faleceu de um ataque cardíaco. Tinha apenas 38. Era tão popular em sua ilha natal que a seu funeral estavam mais de 10 mil pessoas presentes e seu caixão está no edifício do Capitolio havaiano, honra que somente outras duas pessoas tem. Ford Murphy visitou a terra de IZ para sua lua de mel e ficou tão apaixonado que sempre sentiu uma grande conexão com a ilha. Tempo depois ouviu a canção “Somewhere over the rainbow” de Kamakawiwo’ole e decidiu que tinha que fazer uma homenagem.

Após ter estudado sobre vulcões, a música de Kamakawiwo’ole e a geologia havaiana, Ford Murphy criou a Uku e a Lele, os vulcões que protagonizam a história. Também criou a letra da canção e utilizou alguns rasgos de IZ e Marlene para os personagens. Aqui você pode ouvir o cover que inspirou a este curta-metragem:

Não posso negar a emoção ao apreciar a interpretação de Kamakawiwo’ole, o ukelele lhe dá o toque perfeito de calma e tranquilidade.

Esta é a canção completa de “Lava”, da Disney (o curta ainda não está disponível):

Comentários
Carregando...