A ciência confirma: Casais felizes tendem a engordar mais que pessoas solteiras

Você está em um relacionamento feliz, divide suas alegrias, tristezas, momentos difíceis e comemorações com o seu parceiro(a) e está percebendo que pouco a pouco você está ganhando uns quilos na balança? Bem, talvez isso não seja apenas coincidência ou coisa da sua cabeça.

Não são poucos os estudos que se comprometeram a analisar se o casamento pode ser relacionado com um ganho de peso por parte dos “pombinhos”. Um estudo feito na Austrália, por exemplo, se propôs a analisar 6458 mulheres durante 10 anos, e descobriu que aquelas que tinham 20 e 30 anos, não possuíam filhos e estavam casadas ou vivendo um relacionamento sério tinham maior propensão a ganhar peso quando comparadas às solteiras. Outro estudo, publicado na “Social Science & Medicine” indica que os homens casados tendem a pesar cerca de 1,4kg a mais que os solteiros, levando em consideração índices de massa corporal e outros fatores de controle.

casal gordo
Shutterstock

O lado bom disso é que provavelmente, se você está observando um ganho de peso durante o seu relacionamento, você está em uma relação feliz e saudável (do ponto de vista emocional). Uma pesquisa científica feita pela Associação de Psicologia dos Estados Unidos em 2013 abordou exatamente este tema, e concluiu que de fato os casais em uma posição mais “segura” em seus relacionamentos tendem a relaxar no que diz respeito ao cuidado com o próprio peso, e podem acabar engordando com mais facilidade.

Isso ocorre, conforme sugerem os pesquisadores, pois involuntariamente o indivíduo deixa de sentir a necessidade de atrair o(a) companheiro(a) fisicamente, já que tudo vai bem na relação e, consequentemente, passa a cuidar menos sobre a forma física. Os autores do estudo sugerem, no entanto que os companheiros ressaltem a importância do cuidado com a alimentação saudável por questões de saúde, mesmo que a aparência física não seja mais uma prioridade e uma urgência dentro do relacionamento a dois. A pesquisa em questão analisou indivíduos recém-casados, e descobriu que a felicidade e a satisfação dos parceiros com o casamento estava diretamente ligada a um ganho de peso em relação aos próprios padrões anteriores à relação conjugal.

“Visto que os recém-casados que estão satisfeitos já atraíram um parceiro(a) desejável, eles tendem a relaxar suas dietas e rotinas de exercícios e acabam ganhando peso”, escreveram os pesquisadores.

Ao mesmo passo em que o engajamento em uma relação a dois pode fazer com que a mulher ganhe alguns quilos a mais, o retorno à vida de solteira pode ter o efeito contrário. Uma pesquisa recente feita pela Universidade do Arizona concluiu que as mulheres de mais idade (após a menopausa) costumam apresentar melhorias de saúde, incluindo a perda de peso, quando saem de seus relacionamentos.

Cá entre nós, no entanto, não há nada melhor que dividir uma boa pizza com a pessoa que você mais ama! O importante é saber dosar estes momentos de prazer com uma rotina de cuidados com a própria saúde, afinal, manter uma boa alimentação e os exercícios físicos em dia é uma questão de saúde, muito mais que de aparência!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.