Se você não consegue não sair contando suas histórias e acontecimentos para o seu gato ou cachorro (e acaba sendo motivo de piada por isso), não se preocupe. Este não é um sinal de loucura como muita gente suspeita. A ciência afirma que conversar com nossos amigos peludos é na verdade um sinal de outras qualidades importantes.
Bichos de estimação sem dúvida são grandes amigos. Eles estão sempre perto de nós, fornecendo o apoio e a ajuda incondicionalmente. E não é surpresa que às vezes sentimos a necessidade de compartilhar nossos sentimentos e pensamentos com eles. Mas há também uma explicação apoiada pela ciência sobre essas conversas com aqueles que não podem nos entender.
Os pesquisadores chamam esse fenômeno de antropomorfismo. Felizmente, eles confirmaram que não há necessidade de se preocupar com isso. A tendência de atribuir emoções e características humanas a objetos não humanos é baseada na inteligência e na criatividade, e não na ignorância e na loucura. “Na verdade, é um subproduto natural da tendência que torna os humanos excepcionalmente inteligentes neste planeta”, afirma Nicholas Epley, um dos cientistas.
Se formos mais a fundo no assunto, entenderemos que tudo isso de fato começa na infância. As crianças são capazes de criar amigos, literalmente, do nada. Afinal, lembra de quando você levava seus ursos de pelúcia, bonecos e carros para a cama? Pais costumam adorar esses sinais de lealdade, amizade e comunicação em seus filhos.

Mas tudo muda quando crescemos. Passamos a acreditar que esse traço deve ser deixado para trás e que isso é algo que temos que superar. Afinal, não é lá muita gente que faz isso e podemos começar a pensar que é um ato imaturo e talvez até mesmo insano.
No entanto, não há diferença entre conversamos com objetos inanimados e nossos animais de estimação. Por exemplo, Epley discute uma interessante pesquisa realizada pelo programa de rádio “Car Talk”. Eles perceberam que quanto mais as pessoas gostavam de seus carros, mais elas relatavam que eles pareciam ter uma mente, crenças, desejos e até mesmo uma personalidade.
Bom, agora você pode ter certeza de que não precisa se preocupar. Seu hábito de contar ao seu animal de estimação sobre o seu dia é algo natural e normal – e que seu cérebro está funcionando corretamente. Então, da próxima vez que você estiver andando com seus amigos peludos, não precisa dar atenção aos olhares de estranheza quando estiver batendo um bom papo com seu bichano.