A poluição plástica e o lixo flutuante nos recursos hídricos é um problema global em constante crescimento. Não só é perigoso para os seres humanos, mas também para a vida selvagem. Felizmente, às vezes as soluções mais simples e fáceis são comprovadamente as mais eficazes. Em março de 2018, o mundo inteiro ouviu falar sobre a cidade australiana de Kwinana – e por um bom motivo.
As autoridades da cidade instalaram um novo sistema de filtragem na Reserva Henley. Este sistema é incrivelmente simples e útil. Tanto o governo quanto os cidadãos já viram os benefícios de usá-lo e estão bastante contentes com os resultados.
A invenção consiste em uma rede que é colocada na saída de um tubo de drenagem que ajuda a capturar grandes detritos e protege o ambiente de contaminação.
Essas tubulações drenam a água de áreas residenciais para áreas naturais e o lixo desses locais podem ser avassaladores e prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, este lixo é normalmente lavado pelas fortes chuvas que puxam tudo para os sistemas de drenagem.
As autoridades da cidade começaram instalando duas redes e ficaram espantadas com os resultados – seu novo sistema de filtragem conseguiu capturar mais de 800 quilos de lixo dentro de algumas semanas.
Por isso, decidiu-se instalar essas “armadilhas” de lixo em toda a cidade e minimizar a poluição da vida selvagem e do meio ambiente. Embora a instalação e a fabricação dessas redes tenham um custo (cerca de US $ 10.000 cada), o sistema como um todo ainda é bastante lucrativo, pois proporciona economias de custo significativas no futuro. Por exemplo, eles agora economizam nos custos de mão-de-obra que anteriormente precisavam pagar pelas pessoas que coletariam todo o lixo manualmente.
Quando as redes ficam cheias, elas são levantadas e o lixo é jogado em caminhões de coleta especiais e transportado para um centro de triagem de lixo. Ali, tudo se separa em material não reciclável e reciclável, que passa a ser processado posteriormente.
As redes são então colocadas de volta nas saídas de drenagem e continuam fazendo seu trabalho normalmente.
Este novo sistema de filtragem prova mais uma vez que as pequenas coisas importam e que o foco nelas pode ter um impacto grande e positivo no ambiente e na humanidade em geral.