fbpx

A aterrorizante paralisia do sono

Você acorda no meio da noite, convencido de que uma figura do mal está à espreita. Você tenta se mover, mas seu corpo simplesmente não se move. Você tenta gritar, mas nada sai. O monstro se aproxima. Pode parecer uma cena de filme de terror, mas esse é o verdadeiro problema – você está tendo paralisia do sono.

Este distúrbio do sono aterrorizante e misterioso, ou parassonia, tem sido experimentado por pessoas possivelmente desde o alvorecer da humanidade.

E isso pode ter dado origem a inúmeras histórias de fantasmas e relatos misteriosos envolvendo “coisas que acontecem durante a noite”.

A aterrorizante paralisia do sono
Shutterstock

Essa experiência perturbadora foi documentada pela primeira vez em um tratado médico no século 17, pelo médico holandês Isbrand Van Diembroeck, que escreveu sobre o caso de uma mulher de “50 anos de idade, em boa situação, saudável”, mas que reclamava de experiências misteriosas à noite.

Diembroeck disse: “Ela acordava no meio da noite e às vezes acreditava que o diabo estava ali e a pressionava, às vezes era sufocada por um cachorro grande ou ladrão deitado sobre o peito, de modo que mal podia falar ou respirar, e quando se esforçava para se livrar da carga, não conseguia mexer seus membros.

O que a mulher no relato de Van Dimbroeck provavelmente experimentou foi uma condição que passou a ser conhecida como “paralisia do sono”.

Pesquisadores a definem como “uma parassonia comum, geralmente benigna, caracterizada por breves episódios de incapacidade de se mover ou de falar combinada com a consciência desperta”.

Paralisia do sono e alucinações

paralisia do sono
Shutterstock

A razão pela qual a paralisia do sono é tão assustadora não é apenas porque de repente você fica alerta, mas percebe que, na verdade, é incapaz de mover um músculo ou emitir um som, mas também porque essa experiência é frequentemente – como no caso acima – acompanhada de alucinações terríveis.

Estas, como a literatura especializada já verificou, tipicamente se enquadram em três categorias distintas:

  1. Uma presença sentida, ou alucinações intrusas, em que a pessoa sente a presença de um indivíduo malvado e ameaçador.
  2. Alucinações de íncubos, nas quais a pessoa pode sentir alguém ou algo a pressionando desconfortavelmente, até dolorosamente, no peito ou no abdômen, ou tentando sufocá-la
  3. Alucinações vestíbulo-motoras, durante as quais o indivíduo pensa que está flutuando, voando ou se movendo – estas também podem às vezes incluir experiências extracorpóreas, nas quais a pessoa pensa que seu espírito ou mente deixou o corpo e está se movendo e observando eventos de cima.

Entre os tipos de alucinações listadas acima, o primeiro tipo – uma presença sentida – é um dos mais comumente experimentados por pessoas com paralisia do sono.

Quanto ao tempo de sono em que a paralisia – com ou sem alucinações – normalmente ocorre, novamente, não há uma resposta única.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Sleep Research, a paralisia do sono geralmente ocorre logo após o sono (episódios hipnagógicos), em algum momento durante o curso do sono (episódios hipnomeicos), ou um pouco antes do horário habitual da pessoa despertar (episódios hipnopômpicos).

Os autores desse estudo observam que os casos mais comuns de paralisia do sono são hipnomesicos e que geralmente ocorrem após 1 a 3 horas após o adormecimento.

‘Um homem estranho e sombrio’

paralisia do sono
Wikipedia

De fato, essas visões e sensações podem parecer tão realistas para muitas pessoas que elas podem pensar que estão tendo uma experiência paranormal, ou mesmo sendo submetidas a testes e rituais estranhos.

“Relatos de testemunhas” de tais alucinações podem ser verdadeiramente inquietantes, e Louid Proud conta em seu livro Dark Intrusions relatos detalhados de anos de estranhos encontros noturnos.

Uma pessoa que me contou sobre suas alucinações disse que sentia como se “alguém se ajoelhasse [no peito] de modo que [sentisse] como se [estivesse] sendo sufocado”.

Outra pessoa falou de um assaltante noturno que sentia prazer em atormentá-la de inúmeras formas.

“Quando [a paralisia do sono] ataca, eu tenho alucinações visuais e auditivas, que na maioria das vezes envolve um homem estranho e sombrio subindo minhas escadas e entrando no meu quarto. Ocasionalmente, ele me cutuca ou me faz cócegas.”

Dada a intensidade dessas experiências alucinatórias, pode não ser surpresa que os pesquisadores tenham repetidamente argumentado que as alucinações ligadas à paralisia do sono podem ser responsabilizadas por muitos relatos de eventos mágicos, aparições de fantasmas e demônios ou abduções alienígenas.

Algumas exceções felizes

Shutterstock

Embora geralmente pessoas com paralisia do sono relatam ter alucinações aterrorizantes, algumas poucos exceções apontam para um estado de felicidade que as fazem ansiosas para esses episódios.

Um estudo conduzido por James Allan Cheyne, da Universidade de Waterloo, em Ontário, Canadá, sugere que as pessoas que mais frequentemente descrevem sentimentos positivos e sensações durante um episódio de paralisia do sono são aquelas que são propensas a alucinações vestíbulo-motoras.

“Essas alucinações envolvem sentimentos de flutuação e [experiências fora do corpo], que estão associadas a sentimentos de felicidade, em vez de medo.”

Às vezes, Cheyne diz, sentimentos de felicidade durante a paralisia do sono são derivados de sensações eróticas agradáveis ​​que surgem das alucinações vestíbulo-motoras.

O que, afinal de contas, acontece com o corpo durante a paralisia do sono?

Image by Nick Magwood from Pixabay

Essencialmente, durante a fase de sonho do sono – conhecida como a fase do movimento rápido dos olhos (REM) – nossos músculos esqueléticos ficam de fato paralisados – todos os dias.

As razões por trás disso não são totalmente compreendidas. Uma teoria popular postula que esse estado temporário de paralisia nos impede de nos ferirmos, talvez em resposta automática a algum sonho violento.

Durante a paralisia do sono, paradoxalmente, nossos cérebros – ou partes de nossos cérebros – ficam despertos e conscientes, mas o resto do corpo ainda está imobilizado por causa dos sonhos.

Ao mesmo tempo, durante a paralisia do sono, muitas pessoas experimentam visões e sensações de sonhos como se fossem reais – daí as alucinações – e o fato de estarem, de fato, despertas e conscientes, confunde a linha entre realidade e sonho. [Por que temos pesadelos?]

O quão frequente é a paralisia do sono?

pesadelo
Image by IceRedfield from Pixabay

A paralisia do sono é mais comum do que podemos pensar. Um estudo de 2016 declarou que é “surpreendentemente comum”, mas que “determinar taxas de prevalência precisas é complicado” porque pesquisadores e participantes do estudo têm diferentes entendimentos do que é considerado paralisia do sono.

Uma revisão recente dos dados disponíveis, no entanto, sugere que 7,6% da população experimentou pelo menos um episódio ao longo de suas vidas.

Dito isto, os números podem ser ainda maiores.

O que causa a paralisia do sono, e quais são os principais riscos para experimentar tal episódio, permanecem em grande parte misteriosos.

A paralisia do sono é um sintoma comum da desordem neurológica “narcolepsia”, caracterizada por sonolência incontrolável durante o dia.

Mas muitas pessoas que sofrem de paralisia do sono o fazem independentemente das condições neurológicas. E, para distinguir entre episódios relacionados à narcolepsia e paralisia do sono de ocorrência independente, os especialistas geralmente se referem a este último como “paralisia do sono isolada”.

A paralisia do sono isolada recorrente geralmente começa na adolescência, e cerca de 28,3% dos estudantes aparentemente a experimentam.

você pode gostar também
51 Comentários
  1. cintilane Diz

    Isso não tem nada de científico não, isso é demoníaco mesmo

    1. Andréia Diz

      Concordo plenamente!!!!

    2. Erisson Rodrigues Garcia Diz

      Recentemente sonhei com esse satanás em cima do meu peito de cócoras rindo. E no sonho minha filha me dizia que tinha alguém no quarto. Quando acordei com muita dor no peito como se alguém de verdade tivesse pisado no meu tórax.
      Assim como Deus existe. O diabo Também existe.

    3. Marcos Diz

      Vdd manoo só Deus msm

    4. Erivelton Freitas Diz

      Não, é científico sim… Você que se prende a fantasia de que existe demônios e bla bla bla! Melhore e liberte-se dessas crenças!

  2. Alexandre Diz

    Lucas, tenho estes episódios pelo menos a cada 2 ou 3 meses, mas com um sintoma diferente. Sinto ondas de calafrios dos pés à cabeça, numa velocidade frenética. Caso possa me dar algumas fontes deste estudo, agradeceria.

    1. Lucas Diz

      Alexandre, os links dos estudos estão embutidos em azul no meio do texto.

    2. Gentil Diz

      Alexandre, já tive bastante paralisia do sono há alguns tempos, só que a minha paralisia acho que é a mais tranquila pois só não consigo se mexer, só que me concentro para mexer um músculo se quer, para que eu volte ao normal, depois que comecei a fazer exercícios físicos diminuiu muito, tente praticar exercícios eles podem te ajudar bastante. qualquer coisa só chamar.

    3. Théo Assunção Pessanha Diz

      eu tenho umas 2 vezes ao mes!!! é uma das piores sensações que ja tive. ja senti meu peito tao quente que pensava que estava infartando. outra vez senti meu braço levantar sozinho enquanto uma pessoa pressionava com uma das mãos meu ombro. na época estava com muitas dores nesse ombro. pois tive LER. Mas com certeza a mais assustadora e mais emocionante foi quando escutava minha mae falando em casa enquanto tava tendo a paralisia e quando acordei perguntei sobre o que ela estava falando e ela disse exatamente o que eu escutei.

  3. Alexandre Diz

    Muito bom texto. Já tive uma experiência assim umas duas ou três vezes. É muito assustador mas a ciência explica muito bem. Nada de sobrenatural. Aliás o sobrenatural não existe.

    1. Luciana araujo Diz

      O sobrenatural existe sim . Mas nesse caso a ciência explicou bem .

      1. Erivelton Freitas Diz

        Sobrenatural não existe não… Fantasia de gente que não aceita que não pode inventar respostas para aquilo que não consegue explicar…

  4. Márcio Amaral Diz

    É extremamente horrível,,,,,,tenho muitas vezes

  5. Renato luiz Diz

    Já tive pelo menos 6 experiência dessa!
    1 ah 40 anos atrás
    1 ah 25 anos atrás
    2 ah 9 anos atrás
    1 ano passado
    1 agora em março 2019
    Posso dizer eh aterrorizante:
    As últimas 3, já casado tive a intervenção de minha esposa, que ouviu burburios altos expressão de terror em minha face.
    Uma coisa me chama atenção: nesses últimos 3 episódios, eu “estava consciente” do que estava acontecendo, e conseguia sentir a presença das minhas filhas e esposa por perto, daí eu conseguia me esforçar pra chama-se.
    Na paralisia meus batimentos estavam pelo menos 130.
    Daí quando acordava, estava normal!

    1. Paulo Cesar Felix Diz

      Tenho o mesmo sintomas, não sei se esse é o termo certo, chego a sair do meu corpo e ver tudo que acontece ao meu redor, inclusive meu corpo e de minha esposa, ai vem o desespero, quando sou dispertado pela minha esposa.
      depois ela me conta que uma uma especie de grunido que sai de meu lábios mas só eu sei o desespero que é passar por isso.
      Acredito que seja tentativa de possessões, Por que ? vem do nada, e as veses só chego a cochilar e entro numa especie de transe.
      Depois que comecei a orar, parou. Mas é uma luta.

      1. Luciana araujo Diz

        Já passei exatamente por isso. É as vezes quando falava pra alguém sentia que as pessoas não acreditavam em mim. Que bom que aqui vejo que isso já aconteceu com outras pessoas . É as vezes pra conseguir me livrar disso só orando mesmo.

  6. Rosiane nantes Diz

    Tenho esse sentimento esporadicamente , eu vejo e ouço tudo ao meu redor , mas tento gritar, pedir socorro e a vó z não sai ,e uma coisa terrível , meu marido fala q eu fico agonizando , mas e só ele falar meu nome ou me encostar q eu acordo na hora

  7. Rodrigo Diz

    Cara já tive essa tortura umas 20 vezes na minha vida, acho que até mais. Quando eu começava a pegar no sono no período de 3 horas essa paralisia do sono me atacava me sufocando e me expremendo os ossos sem ao menos saber o que estava acontecendo.
    Isto foi durante uns 3 anos seguidos, porém mudei a forma de durmo com a cabeça virada para o travesseiro e aos poucos parei de ter essas crises!
    É algo muito ruim de conviver, pensei 1.000 fitas, mas até que fim passou e hoje estou livre desse pesadelo em nome de Jesus!

    1. Geovane Oliveira Diz

      Acontecia mnto comigo …mas sempre q dormia sem camisa e com os peito pra cima…hoje em dia so durmo com camisa , de lado …e sempre Oro antes de dormir…

  8. João Diz

    nunca tive paralisia do sono, tive um episódio com 5 anos de idade em que senti alguma coisa me tocando nas costas e acordei logo, mas nada que me impedisse de me mexer… ainda hoje em dia às vezes tenho um sonho mais violento e se acordar derivado a calor ou barulhos altos às vezes acordo preocupado e com medo, mas rapidamente para em 2 ou 3 segundos e me mexo normalmente.

    geralmente quando acordo por acaso não tenho o habito de me mexer logo nos primeiros segundos, geralmente mexo os olhos e olho em redor para saber se é sonho ou não, os meus sonhos são muito realistas mas normalmente são em terceira pessoa, ou seja, eu estou vendo a mim proprio no sonho a fazer as coisas, como se fosse um filme, normalmente só me vejo de trás, então basta eu olhar para o meu proprio corpo de manhã e já sei que estou acordado, é aí que me mexo.

    mas por exemplo quando o alarme toca, mesmo que esteja a sonhar, me mexo logo, geralmente já estou com a mão no celular quado abro os olhos.

  9. Ana Maria Barbosa Diz

    Passei por isso durante anos a fio, quase que diariamente, na minha adolescência até por volta de 35 anos. Depois disso sumiram e nunca mais tive.
    Sumiu da mesma forma que começou. Sem explicação.
    E por todos esses anos eu achava que era algo sobrenatural.

  10. Andre Diz

    Ok é paralisia do sono e parte da explicação continua sendo um mistério!
    Será q a causa primaria não pode ser algo paranormal, será q são “simples alucinações “ realmente?
    E a causa primária da alucinação o q seria? Reação química do cérebro?
    O q causa esta reação química fo cérebro? Quero a causa primária q não tem explicação!

    1. Marcos José Pinto Diz

      Não há nada de paranormal nisso. Dê uma olhada no meu comentário (se for liberado) sobre um livro que explica direitinho como isso acontece.

  11. Ana Carolina Diz

    Procurem por Wagner Borges. Ele estuda essas fenômenos há décadas.

  12. David Diz

    Tenho essa sensação sempre. Eu feito e durmo e sinto que tem um homem careca alto envolto de roupas pretas me olhando dormir e respirando encima de mim eu tento me mexer e nada É é a mesma seja sempre de 4 a 5 dias. Contei para minha tia e ele também passou a ter o mesmo sonho ou seja lá o que é.

  13. David Diz

    Tenho essa sensação sempre. Eu Deito e durmo e sinto que tem um homem careca alto envolto de roupas pretas me olhando dormir e respirando encima de mim eu tento me mexer e nada É é a mesma seja sempre de 4 a 5 dias. Contei para minha tia e ele também passou a ter o mesmo sonho ou seja lá o que é.

    1. paiva Diz

      já tive isso várias vezes e em uma delas esse homem estava da mesma forma que vc detalhou. ele estava me olhando dormir e era alto, mas não conseguia ver muito bem seu rosto.

  14. Renata Diz

    Passo por isso, algumas aterrorizantes onde sinto passos encima de mim, pessoa entrando no quanto e outras em que apenas não consigo me mexer. Algumas vezes fica tão frequente q chego a ter 2 ou 3 vezes por noite e as vezes fico uns dias sem ter.

  15. Marcos José Pinto Diz

    Não é verdade que o fenômeno não é conhecido e que permanece em mistério. Sugiro a leitura do livro “O Futuro da Mente”, do Dr Michio Kaku, em especial o primeiro capítulo da terceira parte do livro “Em Seus Sonhos”, onde há uma explicação detalhada sobre o fenômeno, em termos neurológicos, muito especialmente incluindo os sonhos lúcidos, que hoje são reproduzidos em ambiente controlado (laboratório) para fins de pesquisa.
    A tecnologia do sono tem dado saltos nos últimos tempos. Já se consegue, inclusive, “gravar” imagens dos sonhos; ainda que toscas e pouco definidas, são um começo espetacular.

  16. Paulo Diz

    Tenho isso direto umas 2 vezes por semana ja at m acostumei mais e muito aterrorizante. Uma vz tinha um amigo meu em casa eu escutei ele m chamando mais eu n acordava ai ele pegou no meu tentou m levantar mais eu nao m mexia ele pensou qcestava desmaiado mais eu ouvi e senti tudo.

  17. Fhilipe Diz

    Já tive isso diversas vezes, desde criança e a última vez já faz uns 6 anos, onde eu escutava uma voz, porém não havia ninguém , eu via meu quarto já de manhã, e acordei após “receber” uma forte pancada no rosto, na hora doeu, mas quando acordei foi como se não tivesse acontecido nada.

  18. Nildo Diz

    Tive isso algumas vezes quando era jovem, descobri que isso era demônios, e que tinha que me aproximar mais de Deus , com orações e leitura da Bíblia. Então na última vez que tive não conseguia me mover, então fiz o teste, e comecei a orar em pensamento e falar o nome de Jesus, e na mesma ora passou e acordei. Desde então não tive mais isso graças a DEUS.
    A ciência sempre vai dizer que tem explicação para tudo, porque não admito a existência de Deus mas na verdade ė que estamos, vivendo entre dois mundos o físico e espiritual, ambos fazem parte de nós, porém o mão sempre vai tentar nos levar para o lado ruim, tentando nos assustar, Desanimar etc, mas como sabemos o mal nunca vende o bem, e Deus estará sempre de olho em nós para nos proteger e nos salvar, se crermos nele.

  19. Fábio medeiros Diz

    Para quem não sabe do que se trata pode ser aterrorizante mais depois que vc passa a intender e dominar o fenômeno é uma experiência incrível e através desse fenômeno se pode ter outro fenômeno ainda mais interessante.

  20. Adelia Gomes Diz

    Misericórdia,éu tenho de vez em qdo.horrivel da um medo sim mas sei que Deus está comigo até porque na hora q acontece éu começo a ora a Deus, aí passa em questão de segundos si repente de novo mas uma vez Deus mim ajuda.é muito muito forte nos ombros.Sangui de Deus tem poder.

  21. Cristiano Assis Marconi Diz

    Gosto de ciências e medicina, meu caso foi mais além dessa expricação eu cheguei a ver por várias vezes e não estava dormindo.
    Nunca tive pobremas de insônia.

  22. Débora Diz

    Eu acredito que seja sim uma experiência sobrenatural, mas as pessoas têm essa experiência, sentem tudo conscientemente, chegam a ver os demônios mas preferem ser céticos e acreditar que nada disso existe e é tudo ciência, quando na verdade nem no próprio artigo é dada realmente uma explicação em varias partes do texto o próprio autor diz que a causa não tem explicação e mesmo assim as pessoas querem acreditar na ciência 🙄

  23. Cleia Diz

    Nossa agora me identifiquei caramba eu tenho isso nem falo mais todos acham que exagero mais e terrivel .

  24. Paulo Eduardo Diz

    Tenho isso desde criança, geralmente se eu fizer refeições e ir dormir com estômago cheio é certeza que irá acontecer. Se eu deitar de “bruço”, é certeza que me sufoco e paralizo sem conseguir virar, é um sufoco, necessita-se de uma boa conçentração e oração para que tudo volte ao normal. Antes era mais difícil de lidar com a situação, hoje já não tenho tanto temor, pois, de tanta incidência veio a experiência para tal acontecimento. Imaginem quando aconteceu a primeira vez em que dormir com minha esposa ainda na época de namorados, kkkkk, ela achou que eu estava possuído, kkkkkkk, hoje já com nossos 10 anos de casados, ela ja se acostumou, e as vezes quando sabe que eu nao consigo controlar meus movimentos por estar paralisados, ela mesma me revira na cama para que tudo se tranquilize.

  25. Wilbert Diz

    Isso é diabolico sinto que isso acontece comigo só quando durmo de frente pro teto, uma vez estava dormindo eu e um primo no no quarto e eu estava sonhando tipo um sonho maligno e de repente abri os olhos e não conseguia me mexer mas consegui ver um vulto ou uma sombra sobre a parede e comecei a orar e foi em direção ao meu primo e tipo que ele acordou bem nahora gritando, depois perguntei pra ele o que foi ele disse que parecia uma coisa esta pegando na nuca dele e ele viu tipo um buraco na parede e uma sombra entrando, depois dormia todo coberto dos pé a cabeça depois disso comecei a perguntar a varias pessoas sobre isso e alguma relatavam quase a mesma coisa que sentia uma presença maligna

  26. Gonçalves Lima filho Diz

    Olá, bom eu sofria muito desse distúrbio des de criança, eu pensava que tinha alguma coisa errada comigo e que os demônios que me atormentavam durante o sono eram verdadeiros, até que eu cancei disso, eu desenvolvi um controle sobre minha mente que nunca mais eu tive esse problema. Percebi que eu tenho o domingo sobre meu sono que poderia fazer coisas simples como controlar o que acontece durante o sono, exemplos: eu ja em sono sei que é só um sonho e que não preciso de apavorar e sei que posso controlar meu cérebro para acordar, para não ter medo etc…acreditem vcs podem controlar o sono. Meu filho tbem tinha isso é ensinei ele a controlar o sono e um dia ele me falou. Pai o senhor tinha razão eu controle meu sonho. Lembre-se!! A mente é muito poderosa e quem controla somos nós. Abraços e durmam bem, bons sonhos a todos.

  27. Valéria Souza Diz

    Eu tenho paralisia do sono desde os 12 anos!
    É uma experiência ultra, mega, ruim, porém, eu sobrevivo a todas elas e hoje estudei para saber como funciona!!!
    +
    Ao contrário do que diziam, não sou fraca na fé, não durmo com demônios, não tenho a pesadelo em cima da minha barriga e muito menos, sofro perseguição de espíritos malignos!!!
    +
    Vossa ignorância me dá asco, nos dias de hoje, ao lembrar sobre as barbaridades que já me falaram!!!
    +
    Tá ai a prova que eu só tenho um distúrbio do sono, só isso!!!
    +
    Para os fanáticos e ignorantes, sobre este conhecimento…
    +
    Engula sua opinião e vai estudar!! Parem de falar merda a respeito do que não tem conhecimento!!!
    +
    Só desejo a você, ignorante e sem conhecimento, que fica botando terror na vida das pessoas, que tenha uma paralisia apenas, na vida e boa sorte!!!

  28. Gonçalves Lima filho Diz

    Não é nada sobre natural, é simplesmente um estado em que vc transferê de suas crenças sobre naturais durante o estado em que vc se encontra acordado e isso é transferido para o estado de dormência. Eu nunca mais tive esse problema depois que aprendi a ter o controle. Uma das últimas paralisia do sono tive tanto o controle que eu dominava tudo até os demônios eu sorria na cara deles debochava de todos eles, chequei até estrangular um deles que sempre aparecia em meus sonhos. Acredite nisso vc pode controlar seu sonho, e isso não tem nada a ver com experiência paranormal. Eu não acredito em demônios com força sobre natural, não em espíritos mas em carne sim eu acredito. Temos seres humanos que realmente são demônios e que estão bem vivos. Esses o controle e ficar longe deles sempre é ter uma boa marma e meter bala sem do, um caso próximo de minha cidade de demônios vivos foi um triste episódio. Um sargento aposentado foi cruelmente assassinado por 3 demônios covardes na frente de sua esposa e de seus filhos em um assalto dentro da casa dele. Foi cruelmente esfaqueado até a morte, por dinheiro. Esses sim são os demônios que existem de verdade.

  29. Gonçalves Lima filho Diz

    Depois que parei de acreditar em demônios, eu nunca mais tive esse problema da paralisia do sono.

  30. Valéria Souza Diz

    O texto do canal é coerente e perfeito!! Parabéns pela matéria e obrigada por nos informar sobre a verdade!! Como disse, tenho paralisia do sono desde os 12 anos e hoje tenho 43. É aterrorizante, pois todas acompanham de alucinações, e muitas vezes: pressões sobre meu corpo, barulhos, cheiros e dores com violência!! O mais terrível é saber o quanto as pessoas deturpam esse diagnóstico levando para o lado paranormal, religioso e preconceituoso. Isso sim é uma paralisia cerebral das pessoas, que acabam fazendo a vida de certas pessoas, com o distúrbio, um real inferno! Lembro das tentativas de me fazerem aceitarem que eu era a culpada, a possuída, a descrente, etc. Isso sim é terrível, depois que descobrimos a verdade sobre o distúrbio. Só lamento, porque as pessoas com esse distúrbio só precisam saber a verdade sobre o problema e às vezes passam a vida inteira pensando muitas coisas erradas e morrem, sem saber a verdade.

  31. Emerson Lima Diz

    Bom dia meus caros tenho esse problema desde criança mas sempre teve intervalos de meses ou alguns anos que me lembro, e ano passado 2018 tive vários episódios de dias seguidos e a minha esposa infelizmente presenciou em um ato de cochilo em questão de minutos, ela descreve que eu estava emitindo sons e com os olhos abertos e tentando me mexer a reação dela foi jogar o pano no meu rosto, e eu nesse estado estava me esforçando para pedir ajuda a ela que me acordasse, mas conseguir acordar e expliquei a ela sobre esse problema ela estava assustada, falei com ela que toda vez que acontecesse isso comigo ela pode me acordar balançar fazer qualquer coisa, por que a agonia que eu sinto é quando puxo o ar e não consigo respirar e vem a agonia penso até que vou morrer,
    Hoje em dia eu evito dormir de bruços por que é arriscado eu tentar me mover e ficar com o rosto entre o travesseiro e acabar perdendo o fôlego e ficar desacordado e vim a óbito.

  32. Matias Florit Llompart Diz

    Tenho sonhos com levitação até com certa constância e, digo que é maravilhoso! E sempre torço pra sonhar mais.

  33. David Diz

    Já tive muito isso qdo jovem, uma que me deixou lembranças incrível foi qdo eu saia do meu corpo e me via deitado na minha cama… Logo em seguida eu retornava ao meu corpo… Isso me marcou muito.

  34. Leandro Diz

    Eu tenho quase todas as noites e tou tentando descobrir alugo a eu nunca vi nada de assombroso infelizmente quando tou paralisado eu fosso a ficar e acabo saindo triste por isso é fazer o q né 🙁

  35. Marcela Diz

    Eeeeeee ciência tentando arrumar explicação para tudo. O próprio texto cita o Incubus. Mas é mais fácil dizer que não existe, é mais seguro para algumas mentes.

  36. thiago Diz

    na minha infância eu tinha com muita frequência,mas no meu caso eu “acordava durante a madrugada e não conseguia me mexer ficava paralisado olhando pra parede que transmitia para mim um duelo de cavaleiros medievais com armaduras e um de cada vez batia com a espada na do outro.isso acontecia com frequência e se eu fechasse os olhos continuava vendo esse duelo.durava muito tempo mais de 1 hora.
    já tive também algumas experiências fora do corpo.mas acredito que era meu espírito.

  37. Vinicius Diz

    Tive essa experiência hj, por isso vim ler um pouco sobre isso. Agonia é a palavra. As coisas acontecendo no sonho e você sem conseguir se mexer, sem conseguir falar ou gritar, querendo dar um soco, mas seu corpo não responde. Horrível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.