Ariarne Titmus, nadadora australiana de 23 anos, tem sido um verdadeiro fenômeno nos Jogos Olímpicos deste ano em Paris. Com duas medalhas de ouro já conquistadas no revezamento 4 x 200m livre e nos 400m livre, Titmus elevou seu total de medalhas de ouro olímpicas para impressionantes quatro.
Embora suas conquistas atléticas sejam indiscutivelmente notáveis, um tema inesperado surgiu nas redes sociais. Um espectador curioso foi ao Reddit para questionar se as unhas amarelas brilhantes de Titmus poderiam estar lhe dando uma vantagem injusta na piscina. O usuário postou: “Como unhas assim são permitidas. Eu vi quão acirradas as corridas têm sido.”
É importante notar que não há regulamentos olímpicos sobre as unhas dos nadadores. A seção de comentários rapidamente se encheu de respostas humorísticas, com um usuário brincando: “Embora ela consiga mais aderência com as unhas, ela se prejudicou com o amarelo: todo mundo sabe que vermelho é a cor mais rápida.”
Outro comentarista adicionou um toque científico de forma divertida, afirmando: “Aspirante a físico aqui, azul é mais rápido devido às características do comprimento de onda da luz. Mas é discutível, já que o McQueen é vermelho.” Isso gerou um debate leve sobre a física da luz e das cores na água.
No entanto, a maioria dos usuários do Reddit ficou indignada com a sugestão e não demorou muito para que os comentários esquentassem, com os usuários chamando a postagem de “estúpida, uma perda de espaço e ridícula”. “Sim, porque são as unhas de Ariarne que fazem a diferença”, escreveu um usuário sarcasticamente.
De fato, não há evidências científicas que sugiram que unhas mais longas ou curtas ofereçam uma vantagem significativa. na natação.
How are fingernails like this allowed. I've seen how close the races have been.
byu/nikedecades inSwimming
Voltando à competição real, a vitória de Titmus nos 400 metros livre feminino foi particularmente notável. Ela conseguiu superar Katie Ledecky, a detentora do recorde mundial, por 0,67 segundos. Ledecky, graciosa na derrota, comentou sobre a corrida: “Foi certamente uma corrida difícil e eu entreguei tudo. Não poderia ter feito muito melhor do que isso. Foi uma corrida tremenda, muito divertida. Não posso ficar muito desapontada. Foi minha segunda melhor natação de todos os tempos (nessa distância). Senti que lutei com unhas e dentes e isso é tudo que você pode pedir.”
Titmus, radiante com sua vitória, compartilhou seus pensamentos sobre a conquista: “É a maior coisa que você pode realizar na sua carreira esportiva, então estou nas nuvens. Honestamente, nos 200 metros eu estava um pouco preocupada, mas não vim para os Jogos Olímpicos despreparada. Tive que confiar em mim mesma e manter a compostura o máximo que pude. Usar a velocidade que tenho. E tudo isso contra uma mulher que tem um final de prova incrível. Estou muito orgulhosa.”
A jovem nadadora australiana também mencionou sua agenda futura, dizendo: “Estou tentando conter o máximo que posso. Tenho um grande programa pela frente, mas posso aproveitar isso depois.”