Como saber quando um ‘tremor’ no seu olho pode ser algo mais perigoso

por Lucas Rabello
749 visualizações

Você já sentiu aquele tremor incômodo no olho que simplesmente não vai embora? Não está sozinho! A maioria das pessoas experimenta esse ‘tremor’ no olho de vez em quando, e não há nada mais irritante – especialmente quando parece que você está piscando para as pessoas no caminho para o trabalho.

Nada ideal, não é?

Essa sensação de tremor pode durar semanas e até afetar sua visão. Embora os tremores possam afetar qualquer parte do corpo, são particularmente comuns nos olhos e pernas.

O que Causa os Tremores nos Olhos?

Segundo os médicos, embora sejam realmente irritantes, esses tremores raramente são algo sério. Mais comumente, são um sintoma de estresse ou ansiedade, mas outras coisas como luzes brilhantes, fadiga, cafeína, álcool, irritação ocular e certos medicamentos também podem provocá-los.

Tratamento e Alívio

Infelizmente, não há um tratamento real para um tremor, mas a maioria para em alguns dias ou semanas. Enquanto isso, os médicos recomendam:

1. Descansar bastante
2. Encontrar maneiras de relaxar
3. Alongar e massagear músculos tensos/contraídos
4. Tentar não se preocupar com o tremor em si, pois pode piorar ainda mais

Entendendo os Tremores nos Olhos

Dr. Cornelius Rene, um cirurgião oculoplástico consultor do Hospital Addenbrooke’s em Cambridge, explica: “Existem várias razões pelas quais um tremor na pálpebra pode acontecer. Mas a causa mais comum é algo chamado blefaroespasmo essencial benigno, ou BEB, que é um espasmo incontrolável da pálpebra, para o qual muitas vezes não há causa subjacente.”

Ele acrescenta que se for apenas uma pálpebra tremendo, então é chamado de mioquimia, uma condição benigna que, felizmente, melhora por si só – geralmente durando apenas alguns dias até uma semana.

Quando Procurar Ajuda Médica

Se o tremor persistir por mais de duas semanas, é recomendável consultar um médico que possa encaminhá-lo a um especialista ou examinar alguns medicamentos potenciais que você possa estar tomando e que possam estar agravando a condição.

Dr. Luke Powles, diretor clínico associado das Clínicas de Saúde Bupa, alerta: “Se você experimentar um tremor persistente que dura mais de duas semanas e notar quaisquer mudanças incomuns na aparência ou sensação do seu olho, pode ser indicativo de um problema subjacente. Estes podem ser indicadores precoces de esclerose múltipla ou doença de Parkinson, um distúrbio cerebral progressivo que pode levar à rigidez muscular e tensão, tornando os movimentos e expressões faciais mais desafiadores.”

Você deve marcar uma consulta com seu médico se:

  • O tremor durar mais de duas semanas
  • Ocorrer em mais de um lugar
  • A área afetada estiver fraca ou rígida
  • Você acha que pode ser causado por um medicamento

Lembre-se, na maioria dos casos, os tremores nos olhos são apenas um incômodo temporário. No entanto, é sempre melhor estar atento e procurar ajuda médica se os sintomas persistirem ou se você notar quaisquer sinais preocupantes.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.