Influenciador morreu enquanto fazia transmissão comendo centopéias venenosas

por Lucas Rabello
380 visualizações

Um live-streamer chinês conhecido apenas pelo sobrenome Sun morreu após um desafio online controverso. O homem de 35 anos, do leste da China, havia conquistado 15.000 seguidores na plataforma de streaming DouYu, onde realizava transmissões ao vivo todas as noites.

A última transmissão de Sun, que ocorreu em 2019, envolveu uma roleta marcada com diversos itens, incluindo centopeias, lagartixas, minhocas, vinagre, ovos e cerveja. O desafio exigia que Sun consumisse o item em que a roleta parasse enquanto transmitia ao vivo para seu público, segundo o Business Insider.

Dois dias após a transmissão, a polícia encontrou Sun inconsciente em seu quarto, sem sinais vitais. Os investigadores encontraram seu computador ainda no modo de transmissão ao vivo e notaram a presença dos itens usados no desafio em sua mesa.

Após o incidente, a DouYu, uma plataforma semelhante ao YouTube, removeu prontamente os vídeos de Sun do site. As autoridades locais descartaram a hipótese de crime, mas continuaram investigando a causa da morte.

As espécies exatas de lagartixas e centopeias ingeridas por Sun durante o desafio não foram especificadas. No entanto, especialistas em saúde alertam contra o consumo dessas criaturas devido aos riscos potenciais.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) alertam que répteis, incluindo lagartixas, podem transmitir salmonela. A organização recomenda lavar bem as mãos após manusear esses animais e manter esses répteis longe de áreas de preparação de alimentos.

O CDC também afirma: “Não beije ou aconchegue répteis e anfíbios, pois isso pode aumentar o risco de adoecer.” Eles ainda aconselham que indivíduos que suspeitem de doença por contato com répteis consultem um profissional de saúde.

As centopeias são artrópodes conhecidos por suas numerosas pernas e comportamento predatório. Algumas espécies possuem veneno que pode causar reações alérgicas ou outros efeitos adversos em humanos. Embora não sejam normalmente parte da dieta humana, em algumas culturas elas são consumidas, mas sempre com preparo adequado para evitar riscos à saúde. Comer centopeias vivas, como no caso do desafio de Sun, é extremamente perigoso devido às toxinas que podem ser liberadas pelo animal.

A tragédia gerou discussões sobre a responsabilidade das plataformas de streaming em monitorar e regular conteúdos potencialmente prejudiciais. Também levanta questões sobre os limites que alguns criadores de conteúdo podem ultrapassar para aumentar sua audiência e popularidade online.

Até o momento, não foram fornecidas novas atualizações sobre a investigação da morte de Sun.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.