A cor de olhos raríssima que somente 1% da população tem

por Lucas Rabello
853 visualizações

Os olhos verdes que se cuidem, há uma nova cor de olhos mais rara na área, e não é uma que você esperaria. A maioria das pessoas está familiarizada com as quatro principais cores de olhos: castanho, azul, avelã e verde. Por eras, os olhos verdes seguravam a coroa como a mais rara, com apenas cerca de 2% da população mundial ostentando essa cor. Os olhos verdes costumavam ser a joia elusiva no mundo das cores de olhos, deixando os olhos azuis, castanhos e avelã para trás.

Mas agora há um novo competidor. Cientistas abalaram as coisas e declararam os olhos cinza como os mais raros de todos. Isso mesmo, olhos cinza, que costumavam ser agrupados com olhos azuis, agora foram reconhecidos como uma cor distinta.

Então, como essas cores de olhos se comparam no grande esquema das coisas? Os olhos castanhos são os campeões indiscutíveis de prevalência. Eles dominam globalmente, representando de 55% a 79% da população mundial. Se você tem olhos castanhos, está na maioria, simples assim. Os olhos azuis seguem, mas não tão de perto, compondo de 8% a 10% da população mundial. Eles são mais comuns nos EUA, onde representam 27% da população, em comparação com os olhos avelã, com 18%.

Falando em olhos avelã, eles representam cerca de 10% no mundo todo. Os olhos avelã são únicos, frequentemente mostrando uma mistura de castanho e verde que pode ser rastreada até um único ancestral comum. Eles são como o filho do meio das cores dos olhos – não tão comuns quanto os castanhos, nem tão raros quanto os verdes costumavam ser, mas definitivamente especiais à sua maneira.

E então temos a nova raridade na área: os olhos cinza. Representando menos de 1% tanto da população dos EUA quanto da população mundial, os olhos cinza são oficialmente a cor de olhos mais rara agora. Frequentemente confundidos com azuis, os olhos cinza têm uma baixa quantidade de melanina e absorvem comprimentos de onda de luz mais longos, dando-lhes sua aparência única.

Então, sejam seus olhos de um castanho comum ou do recém-coroado raro cinza, cada cor tem sua própria história e composição genética que a torna especial. Abrace a cor dos seus olhos, seja ela qual for, porque é parte do que faz de você, você.

O que determina a cor dos olhos?

A cor dos olhos é determinada pela quantidade e tipo de pigmento presente na íris, bem como pela forma como a luz se dispersa ao passar por ela. O pigmento responsável pela cor dos olhos é a melanina, o mesmo que determina a cor da pele e do cabelo. Uma maior quantidade de melanina resulta em olhos mais escuros, como os castanhos, enquanto uma menor quantidade leva a cores mais claras, como azul e cinza.

Além da melanina, a genética desempenha um papel crucial na determinação da cor dos olhos. Diversos genes estão envolvidos nesse processo, sendo os mais importantes o OCA2 e o HERC2, localizados no cromossomo 15. Esses genes influenciam a quantidade de melanina produzida na íris. A combinação específica dos alelos que uma pessoa herda de seus pais vai definir a cor final dos seus olhos. Esse complexo jogo genético pode resultar em uma vasta gama de cores e variações, tornando cada par de olhos único.

Outro fator interessante é a dispersão de luz dentro da íris. Nos olhos de cores claras, como os azuis e cinza, a quantidade menor de melanina faz com que a luz se espalhe mais facilmente, criando as tonalidades que observamos. Este fenômeno, conhecido como efeito Tyndall, é similar ao que faz o céu parecer azul. Portanto, a cor dos olhos não é apenas uma questão de pigmentação, mas também de como a luz interage com as estruturas internas da íris.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.