A Netflix lançou um filme de terror tão assustador que algumas pessoas não conseguem nem assistir até o fim. Viciados em horror, preparem-se para Verônica – Jogo Sobrenatural, um filme espanhol de 2017 que está fazendo sucesso por seu conteúdo aterrorizante.
Imagine estar tão viciado em filmes de terror que você passa seu tempo livre assistindo pessoas possuídas por demônios ou perseguidas por fantasmas. Se isso soa como diversão para você, a Netflix está te esperando com um tesouro de títulos de terror, desde clássicos como Sobrenatural e O Grito até o sinistro Rogue – O Assassino. Mas se você já devorou todas as franquias famosas e precisa de um novo susto, Verônica – Jogo Sobrenatural pode ser seu próximo pesadelo.
Baseado livremente em uma história real, Verônica – Jogo Sobrenatural se passa em Madrid, Espanha, e segue uma adolescente chamada Verônica (interpretada por Sandra Escacena). A trama começa com ela realizando uma sessão espírita na escola, tentando contatar seu pai recentemente falecido. Alerta de spoiler: as coisas dão terrivelmente errado. Logo depois, Verônica começa a acreditar que está sendo assombrada por um espírito sinistro em casa. E se isso já não soa assustador o suficiente, ela rapidamente percebe que colocou a si mesma e seus irmãos mais novos em grande perigo.
Este não é apenas mais um filme de terror qualquer. Quando Verônica – Jogo Sobrenatural estreou na Netflix, assustou tanto os espectadores que muitos não conseguiram assistir até o fim. Uma pessoa no X (anteriormente conhecido como Twitter) afirmou claramente: “Verônica na Netflix foi baseado em uma história real e se isso não te assusta um pouco, você pode precisar de Jesus.” Outro espectador aterrorizado confessou: “Ok, estou assistindo #Verônica sozinho. Quase tive que desligar duas vezes… Estou apenas na metade.” De acordo com o Daily Star, apenas 1 em cada 100 espectadores conseguiu terminar o filme, embora não esteja claro se o medo foi o único motivo para isso.
Uma história real?
O verdadeiro choque? Verônica – Jogo Sobrenatural é inspirado em eventos reais. O filme se baseia na história de Estefanía Gutiérrez Lázaro, uma adolescente espanhola que morreu em circunstâncias misteriosas em 1991. Nascida em 1973, Estefanía se envolveu com o ocultismo durante a adolescência.
Em um dia fatídico, ela e seus amigos decidiram usar um tabuleiro Ouija no porão da escola. O pequeno ritual assustador foi interrompido por um professor, mas as consequências foram muito piores do que qualquer detenção. Estefanía começou a sofrer convulsões e alucinações aterrorizantes pelos seis meses seguintes. Tragicamente, ela foi encontrada morta em seu quarto, e a causa da morte permanece inexplicada até hoje.
A história de Estefanía Gutiérrez Lázaro, no entanto, pode ser vista como um caso de histeria coletiva e sugestão psicológica, exacerbada por crenças em fenômenos paranormais. O uso do tabuleiro Ouija, uma ferramenta frequentemente associada ao ocultismo e a histórias de terror, poderia ter desencadeado uma forte resposta psicológica em Estefanía e seus amigos, levando a sintomas que foram interpretados como sobrenaturais. Sem evidências concretas de atividades paranormais, é plausível que as convulsões e alucinações de Estefanía tenham sido resultado de uma combinação de fatores psicológicos e emocionais.
Adicionalmente, a falta de uma causa médica clara para a morte de Estefanía levanta questões sobre possíveis condições de saúde não diagnosticadas ou compreendidas na época. Distúrbios neurológicos ou psiquiátricos, que podem causar sintomas como convulsões e alucinações, podem ter passado despercebidos devido às limitações dos exames médicos disponíveis nos anos 90.
Seja como for, Verônica – Jogo Sobrenatural mexe com o medo primal do desconhecido e do sobrenatural, amplificado por suas raízes no horror da vida real. Isto não é apenas um filme—é uma imersão profunda em um pesadelo que transbordou para a realidade. Então, se você acha que pode aguentar, Verônica – Jogo Sobrenatural está esperando por você na Netflix. Só não diga que não avisamos se acabar dormindo com as luzes acesas.