Uma pessoa morreu após ser sugada por um motor a jato em um aeroporto em Amsterdã, Países Baixos. Passageiros e equipe de solo testemunharam o incidente quando um indivíduo foi puxado para o motor de um avião Cityhopper Embraer E190.
“Um incidente horrível ocorreu hoje, onde uma pessoa ficou presa no motor de uma aeronave,” declarou o aeroporto. “Nossos pensamentos estão com os entes queridos e cuidamos dos passageiros e colegas que presenciaram este incidente.”
A aeronave estava programada para decolar para Billund, Dinamarca, às 14:25. A identidade da pessoa envolvida não foi confirmada, e ainda não está claro se o indivíduo era um funcionário ou passageiro.
A aeronave pertencia à companhia aérea KLM e estava sendo empurrada para longe do portão enquanto se preparava para a decolagem. A polícia foi chamada ao local e informou que os ocupantes foram evacuados do avião e estão sendo cuidados. A polícia também abriu uma investigação sobre o incidente, com investigadores holandeses examinando as circunstâncias do evento. Passageiros na aeronave relataram ter testemunhado a pessoa sendo sugada pelo motor.
Em um comunicado, um porta-voz da KLM disse: “Um incidente fatal ocorreu hoje em Schiphol, durante o qual uma pessoa acabou em um motor de aeronave em funcionamento. Infelizmente, essa pessoa faleceu. O voo em questão era o KL1341 com destino a Billund. Estamos cuidando dos passageiros e funcionários que testemunharam o incidente em Schiphol. As circunstâncias estão atualmente sob investigação.”
Falando ao jornal holandês De Telegraaf, testemunhas descreveram um “barulho infernal” quando o incidente ocorreu. Outra testemunha afirmou: “Muitas pessoas viram acontecer.”
O Ministro Holandês de Infraestrutura, Mark Harbers, comentou: “Notícia terrível sobre um acidente fatal hoje em Schiphol. Minhas condolências aos familiares da vítima e às pessoas que testemunharam o acidente.”
Três inspetores foram enviados ao aeroporto pelo Conselho de Segurança Holandês para lidar com a investigação inicial do incidente. Imagens do aeroporto mostram veículos de serviços de emergência na pista após o evento.
O sindicato dos pilotos VNV emitiu uma declaração: “Nossa primeira preocupação e pensamentos vão para os envolvidos e seus familiares. Oferecemos nossa cooperação e expertise na investigação da causa exata.”
Nenhum detalhe adicional foi fornecido pelas autoridades até o momento. A investigação continua, e atualizações são esperadas à medida que mais informações se tornarem disponíveis.