O CEO da Levi’s alertou os clientes que você nunca deve lavar seus jeans

por Lucas Rabello
Publicado: Atualizado em 4,6K visualizações

Charles ‘Chip’ Bergh, o CEO da Levi’s, não hesita em compartilhar seus segredos de cuidados com jeans. Ele aconselha fortemente a não jogar seus jeans na máquina de lavar. “Eu nunca disse para não lavar seus jeans”, esclareceu Bergh em uma entrevista à CNBC. Ele enfatizou que a limpeza localizada é suficiente, a menos que estejam realmente sujos, caso em que sugere uma lavagem no chuveiro.

A filosofia do aficionado por denim é respaldada por sua própria prática. Ele revelou que seus jeans favoritos nunca foram lavados em máquina ao longo da última década. Sua posição é baseada na preservação da cor e do ajuste do jeans, que ele acredita serem comprometidos pelos métodos convencionais de lavagem.

Ecoando os sentimentos de Bergh, a estilista de celebridades Ranya Batal (@ranyabatal) também alerta contra a lavagem em máquina. Alguns anos atrás, ela usou sua plataforma para fazer uma declaração ousada: “Não lave seus jeans! Eu sei que é nojento, mas confie em mim!” Em seu vídeo, Batal explicou que a lavagem em máquina altera o ajuste dos jeans e desbota sua cor. Em vez disso, ela sugere um método não convencional: “Coloque-os em um saco zip-lock no congelador por dois dias”, alegando que eles sairão “como novos”.

Mas as preocupações com higiene e manchas são inevitáveis. Kelly Love, co-fundadora e CEO da Branch Basics, uma marca de limpeza não tóxica, propõe uma solução simples, porém eficaz. Ela acredita que arejar os jeans ao sol é suficiente para refrescá-los e combater qualquer acúmulo de germes.

Então, da próxima vez que você estiver tentado a jogar seus jeans na lavagem, lembre-se dos conselhos desses amantes de denim. Talvez tente uma limpeza localizada, ou até uma viagem ao congelador para o seu par precioso.

A história dos jeans

Os jeans têm uma história rica que remonta ao século XIX. Originalmente desenvolvidos como vestimenta de trabalho resistente, os jeans foram criados por Levi Strauss, um imigrante alemão que se estabeleceu em São Francisco, nos Estados Unidos. Em 1853, Strauss abriu uma loja de atacado de tecidos e, em 1873, junto com o alfaiate Jacob Davis, patenteou a técnica de reforçar calças com rebites de cobre nos pontos de maior tensão.

Essas calças, feitas de um tecido robusto chamado “denim”, tornaram-se extremamente populares entre os trabalhadores de minas e fazendas devido à sua durabilidade. O nome “jeans” vem de “Gênova”, a cidade italiana que exportava um tipo de tecido de algodão semelhante usado para confeccionar roupas.

Nas décadas de 1950 e 1960, os jeans foram adotados pela juventude americana como um símbolo de rebeldia e individualidade, influenciados por ícones culturais como James Dean e Marlon Brando. Ao longo do tempo, a peça de roupa transcendeu barreiras sociais e culturais, tornando-se um item de moda global.

Hoje, os jeans são uma das peças de vestuário mais populares e versáteis, disponíveis em diversos cortes e estilos, usados por pessoas de todas as idades e classes sociais ao redor do mundo.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.