Mulher faz um alerta assustador após usar tampão e perder as duas pernas, quase morrendo

por Lucas Rabello
961 visualizações

Uma emergência médica devastadora transformou a vida de Lauren Wasser e trouxe à tona um importante debate sobre a segurança dos produtos menstruais. A residente de Los Angeles, hoje com 36 anos, sofreu um grave caso de Síndrome do Choque Tóxico (TSS, na sigla em inglês) em 2012, que resultou na perda de ambas as pernas e quase tirou sua vida.

Durante uma entrevista recente no podcast The Diary of a CEO, Lauren compartilhou sua experiência traumática com a TSS, uma condição rara, mas perigosa, associada ao uso de absorventes internos, ou tampões. Apesar de seguir as orientações recomendadas e trocar o absorvente a cada quatro horas durante um ciclo menstrual especialmente intenso, ela desenvolveu sintomas graves semelhantes aos da gripe, acompanhados de febre alta.

“Eu estava menstruada. Era um fluxo muito intenso. Acho que devo ter desmaiado. Me encontraram caída de bruços no chão do meu quarto. Eu estava a 10 minutos da morte”, Lauren relatou durante a entrevista.

A mulher fez um alerta para quem usa absorventes internos. (Instagram/@theimpossiblemuse)

A mulher fez um alerta para quem usa absorventes internos. (Instagram/@theimpossiblemuse)

A situação rapidamente tornou-se crítica. Após ser levada ao hospital, Lauren sofreu duas paradas cardíacas e falência de órgãos, o que levou a equipe médica a induzi-la ao coma. Os pais de Lauren receberam a devastadora notícia de que as chances de sobrevivência dela eram de apenas 1%.

A infecção causou complicações graves, incluindo gangrena nos pés. Ao recuperar a consciência, Lauren enfrentou uma escolha impossível: amputar a perna direita abaixo do joelho ou arriscar morrer. O procedimento precisou ser realizado sem anestesia, forçando Lauren a suportar toda a dor da cirurgia. “Eles me disseram que não podiam me dar nenhum analgésico. Eu senti cada coisa que fizeram comigo”, explicou.

Embora os médicos inicialmente conseguissem preservar grande parte da perna esquerda, dores persistentes nos anos seguintes levaram à necessidade de uma segunda amputação. Hoje, Lauren tornou-se uma defensora de medidas de segurança mais rigorosas para produtos menstruais. Ela expressou sua indignação com a situação atual dos produtos de saúde feminina, afirmando: “Se os pênis dos homens estivessem caindo, isso não aconteceria. Então, por que as mulheres precisam lutar por tudo? Isso inclui os produtos que somos obrigadas a usar todos os meses por mais de 40 anos.”

A modelo teve as pernas amputadas por causa da TSS. (Instagram/@theimpossiblemuse)

A modelo teve as pernas amputadas por causa da TSS. (Instagram/@theimpossiblemuse)

Especialistas médicos destacam várias práticas essenciais para reduzir o risco de TSS ao usar absorventes internos. Essas medidas incluem trocar o absorvente interno pelo menos a cada quatro horas, evitar o uso de modelos superabsorventes, abrir os absorventes apenas quando for utilizá-los, manter a higiene das mãos antes e depois da inserção, usar absorventes externos durante a noite e optar por absorventes externos nos últimos dias do ciclo, quando o fluxo é mais leve.

A TSS pode se manifestar com sintomas como febre alta, pressão arterial baixa, vômitos, confusão mental e convulsões. Os profissionais de saúde destacam a importância de reconhecer esses sinais de alerta e buscar atendimento médico imediato caso eles ocorram durante o período menstrual, especialmente ao usar absorventes internos.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.